Sinqia (SQIA3) lança programa de corporate venture capital com investimento de R$50 mi

A Sinqia, empresa líder em tecnologia e inovação para o mercado financeiro, investirá mais de R$50 milhões em inovação e startups por meio de fundos de Corporate Venture Capital (CVC) a partir de 2021.

A companhia anunciou o lançamento do Torq Ventures, hub de inovação e, agora, de investimentos da empresa. A novidade na estratégia de Open Innovation, é um movimento para acelerar a inovação na companhia, trazendo evolução para o mercado financeiro.

Neste momento, a companhia fechou parcerias com a Astella Investimentos e a PARALLAX Ventures e investirá em empresas que tenham sinergia com seu negócio e que possam trazer complemento ao portfólio e agregar tecnologias emergentes.

Sinqia (SQIA3) reporta lucro líquido 25,8% menor no 3º trimestre

Próximos anos

Nos próximos cinco anos, os investimentos serão voltados para dois conjuntos de iniciativas:  investimentos indiretos, por meio gestora especializadas; e diretos por meio da aquisição de participações minoritárias nas startups que apresentarem sinergia relevante com o ecossistema da empresa. Segundo Leo Monte, diretor de Inovação da Sinqia, neste momento o foco será investir em startups, que agregam principalmente tecnologias em prol de Open Banking, Integração, BaaS, Inteligência Artificial, Pagamentos, Crédito e Risco.

“Esse é mais um passo importante que estamos traçando nesse movimento de nos integrar ainda mais com o ecossistema de novas tecnologias. Acreditamos no conceito do Open Innovation em que nos unimos com outras empresas para acelerar esse processo de evolução, queremos ter acesso às melhores oportunidades para desbravar o futuro do nosso segmento”, destaca.

Fundos

A escolha dos fundos levou em conta o portfólio atual e a estratégia dos novos fundos em captação, do lado da PARALLAX, com foco em fintechs, e da  Astella com uma ótima originação e expertise em aportes em startups de crescimento exponencial.

“Com esse movimento teremos acesso ao pipeline do nosso segmento, estaremos à frente no fluxo de negócios entre Seed e Série A, acessando startups de qualidade no timing correto, potencializando ainda mais a nossa estratégia e também contribuindo como plataforma de distribuição, agregando valor para as investidas”, completa Monte.

PARALLAX Ventures

Segundo Fabio Dutra, co-fundador e Managing Partner da PARALLAX Ventures, a chegada da Sinqia como investidora e parceira dentro do programa Corporate Venture In-a-Box, valida de forma  inequívoca a percepção mútua que juntos poderemos gerar mais valor.

“Pelo fato de sermos especialistas em Fintechs, oferecemos uma proposta de valor imbatível, em termos de competências específicas e qualidade no dealflow (oportunidades de investimento), para a Sinqia que também é focada no mercado financeiro. Estamos muito animados com o projeto”, comenta.

Já para Laura Costantini, co-fundadora da Astella, a  proximidade da Sinqia com os fundos de Venture Capital e participação ativa fortalecem e trazem novas perspectivas para o ecossistema e inovação no Brasil. “Estamos muito felizes em poder compartilhar conhecimento, visões de futuro e oportunidades com o time da Sinqia, uma empresa que inova e se renova constantemente através de aquisições e parcerias com scaleups.” complementa.

Investimentos indiretos

No caso dos investimentos indiretos, para o estágio “Seed”, o programa mantém a parceria com a Darwin Startups, por meio da qual aportou em 6 startups no batch 8 e que algumas delas já estão integradas às soluções da empresa.

A aceleradora é responsável pela evolução de mais de 70 startups durante nove ciclos e eleita três vezes consecutivas (2018, 2019 e 2020) como o melhor programa deste conceito no Brasil pelo Startups Awards, da ABStartups. A Sinqia ainda segue sua estratégia de consolidação que é responsável por um track record expressivo de 17 aquisições bem-sucedidas nos últimos anos.

Veja SQIA3 na Bolsa:
  • Só clique aqui se você já for investidor

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais