Shiba Inu × Elon Musk: entenda como o bilionário “manipulou” o preço da criptomoeda

Desde o começo do ano, o empresário vem causando altas e baixas nos preços dos ativos digitais

Não é de hoje que Elon Musk, o homem mais rico do mundo e dono da Tesla (TSLA34), vira discussão no mercado de criptomoedas. Isso porque algumas de suas falas ou posts nas redes sociais geram consequências na volatilidade destes ativos.

Dessa vez, o empresário postou no Twitter uma foto de seu cachorro, que pertence a raça Shiba Inu (a mesma que estampa a criptomoeda SHIB).

Essa simples publicação foi suficiente para fazer a moeda criptografada explodir em valorização, subindo cerca de 150% em apenas 60 minutos. Atualmente, a Shiba Inu está cotada em US$ 0,00001353.

Mas, por que Elon Musk tem tanta influência sobre as criptomoedas? Entenda a seguir:

Fear of missing out (FOMO)

O termo em inglês significa ‘medo de perder uma oportunidade’. A expressão é usada dentro do mercado quando o investidor tem receio de perder oportunidades de lucro que parecem  certas ou muito relevantes.

Dessa forma, de acordo com especialistas, o tweet de Musk gerou uma alta FOMO no mercado. Uma vez que a postagem pode ter sido interpretada pela maioria como um sinal de bom investimento. Algo como um aviso de que a criptomoeda poderia ter uma grande valorização.

Entretanto, é necessário tomar cuidado com esses tipos de movimentos, pois na mesma proporção que os criptoativos sobem, eles também descem. Afinal, a volatilidade é a principal característica desse tipo de investimento.

Floki, cachorro de Elon Musk, ao lado da criptomoeda Shiba Inu

Fique esperto

Não é a primeira vez que o dono da empresa automotiva Tesla faz isso. O mesmo acabou sendo responsável por baixas no Bitcoin (BTC) devido a comentários na internet, além de atos como deixar de aceitar a criptomoeda em sua empresa. Isso logo após ter anunciado a nova forma de pagamento.

Portanto, não dá pra negar que muitas vezes as falas ambíguas de Musk podem ser proferidas de forma proposital. Dessa forma, o investidor deve ter cuidados para não ser manipulado.

Em suma, só porque um grande nome dos investimentos afirma algo, isso não quer dizer que seja lei ou uma certeza. O investidor inteligente cria sua própria estratégia e não segue a onda da maioria. Portanto, é necessário fazer análises, assim como buscar diferentes olhares.

Assim, em casos de grandes quedas nos valores das criptomoedas, o primeiro passo é ter calma e analisar os fatos friamente, assim como pensar com cuidado antes de tomar qualquer atitude.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais