A Sanepar (SAPR4) informou que a agência classificadora de risco atribuiu rating ‘AA(bra)’ à proposta de emissão de debêntures da companhia.
De acordo com o comunicado, trata-se de rating nacional de longo prazo referente à 11ª emissão de debêntures da espécie quirografária, no montante de até R$ 500 milhões e com vencimento em 2031.
“A Fitch classica a Sanepar com o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA(bra)’, Perspectiva Estável. Os recursos da proposta de emissão serão destinados ao complemento do plano de investimentos da companhia”, destacou.
A classificação
A classificação da Sanepar se apoia no baixo risco de suas operações no setor de saneamento básico brasileiro, bem como por sua baixa alavancagem e saudável posição de liquidez.
A empresa se beneficia da posição quase monopolista na prestação de serviços de fornecimento de água tratada e de coleta e tratamento de esgoto em sua área de atuação, que compreende parte do Estado do Paraná e um município de Santa Catarina.
Geração de caixa
Sua geração de caixa operacional se favorece de resiliência e previsibilidade da demanda maiores que as de outros setores da economia em cenários macroeconômicos adversos.
A Sanepar apresenta baixa exposição às mudanças regulatórias introduzidas com a aprovação da Lei 14.026, em julho de 2020. O risco político está presente, devido ao controle público da companhia, com possíveis alterações na administração e em sua estratégia de negócios.
Recentes decisões, pelo regulador local, referentes à postergação do aumento tarifário já reconhecido impõem maiores incertezas sobre os próximos reajustes de tarifas. A continuidade de uma política tarifária que penalize a geração de caixa da Sanepar será considerada pela Fitch como aumento do risco político não incorporado e deverá pressionar os ratings da companhia.
Veja SAPR4 na Bolsa:
- Só clique aqui se já for investidor
Comentários estão fechados.