Presidente do Federal Reserve (Fed), considerado o Banco Central (BC) dos EUA, Jerome Powell disse que as taxas de juros devem permanecer baixas por anos.

Isso por conta da tentativa de a economia do país tentar a recuperação, ou retomada econômica, no pós-pandemia do novo coronavírus.

“Achamos que a economia vai precisar de taxas de juros baixas, que sustentam a atividade econômica, por um longo período de tempo”, disse. “Será medido em anos.”

E acrescentou: “não importa o quanto demore, nós estaremos lá. Não vamos retirar prematuramente o apoio de que pensamos que a economia precisa.”

Segundo a CNBC, a declaração se alinha com os comentários dele e outros funcionários do Fed em períodos recentes.

Presidente do BC dos EUA, Powell diz que taxas de juros baixas podem durar anos

Powell: política monetária

Em uma grande mudança em sua abordagem de política monetária, o banco central agora estabeleceu uma diretriz declarada de que a inflação poderá flutuar acima da meta de 2% do Fed por um período após ficar abaixo, como tem sido o caso na maioria das décadas passadas.

O movimento efetivamente significa que o Fed não aumentará mais as taxas para evitar a inflação que historicamente vinha com taxas de desemprego mais baixas.

Embora ele não tenha listado nenhuma medida específica, Powell disse que o Fed pode não ter terminado com sua acomodação.

“Fizemos muitas coisas que podemos fazer, mas podemos fazer mais e faremos conforme vermos a necessidade disso”, disse ele.

Relatório de empregos

Powell chamou o relatório de empregos de sexta-feira (4) de “bom”. A folha de pagamento não-agrícola aumentou 1,37 milhão e a taxa de desemprego caiu para 8,4%, ainda maior do que qualquer outra coisa desde os primeiros dias da recuperação da crise financeira, mas muito melhor do que o pico pandêmico de 14,7%.

Powell mais uma vez vinculou o progresso da economia ao coronavírus e incentivou a seguir as diretrizes de segurança, como usar máscaras e manter o distanciamento social.

“Na verdade, há enormes ganhos econômicos em todo o país com pessoas usando máscaras e mantendo distância”, disse ele.

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: