PIX: ‘primeira semana foi espetacular’, diz presidente do Banco Central

PIX: ‘primeira semana foi espetacular’, diz presidente do Banco Central

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quarta-feira (25) que a primeira semana do Pix foi “espetacular” e que o novo sistema de pagamento instantâneo veio para ficar, gerando novos modelos de negócios e reduzindo o custo operacional das pequenas empresas.

“A primeira semana que tivemos o Pix foi uma semana espetacular, fizemos mais de R$ 10 bilhões de negociação, temos 82 milhões de chaves contratadas”, afirmou Campos Neto em rápida entrevista ao programa “Voz do Brasil”.

PIX: conheça os impactos da tecnologia para PF, empreendedores e empresas

Prioridades

Ele acrescentou que outras prioridades da agenda de trabalho do BC no próximo ano são o open banking, o incentivo ao cooperativismo e ao microcrédito e uma agenda de sustentabilidade. Os objetivos, segundo ele, são fomentar inclusão e competição bancária, educação financeira e desenvolvimento.

“É uma agenda bastante ampla que nos permite levar os serviços bancários para mais pessoas, bancarizar o sistema e diminuir o custo das transações financeiras, tanto para as pessoas como para as empresas”, afirmou.

Pesquisa

Pesquisa do Banco BS2, em parceria com o painel OpinionBox, mostra que 73% dos brasileiros bancarizados devem utilizar o Pix nas transações. O estudo entrevistou 2.010 pessoas no Brasil inteiro, acima de 18 anos, entre os dias 14 e 26 de outubro.

O levantamento também traz os maiores atrativos percebidos pelos consumidores na utilização do Pix. De acordo com os entrevistados, a agilidade para fazer os pagamentos é o que motiva 58% a utilizar o meio para transações, seguida da gratuidade para realizar transferências (57%). Na sequência estão a possibilidade de fazer a operação a qualquer hora do dia (54%), realização nos fins de semana (51%) e a praticidade (47%).

Faixa etária

Quando os resultados consideram a faixa etária, as opiniões sobre o principal benefício se dividem. Os mais jovens valorizam a rapidez para fazer um pagamento pelo sistema (57%) e a possibilidade de usar a qualquer hora (55%). Já os respondentes com 50+ primeiro consideram a transferência gratuita (62%) e depois a agilidade (60%).

A novidade ganha força rapidamente entre a população. Os entrevistados disseram que o Pix já pode ser apontado como o segundo meio de pagamento principal, ficando atrás apenas do cartão de crédito. Outros meios citados foram o cartão de débito, dinheiro, TED e DOC, nesta ordem.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.