Criptoativos: confira 6 dicas para começar investir em moedas digitais

Desde 2008, as criptomoedas (criptoativos) passaram a fazer parte do cotidiano dos brasileiros e apresentaram uma revolução no mercado financeiro.

De acordo com dados da Wise&Trust , fintech americana de gestão de investimentos em ativos digitais, a capitalização de mercado, passou de US$ 191 bilhões, do início do ano, para US$ 468 bilhões em novembro.

Somente o Bitcoin, está com o preço acima de US﹩ 10.000 há mais de 100 dias consecutivos, o maior período da história. Mesmo com todo esse espaço, para uma boa parte da população ainda restam muitas dúvidas sobre o que é e quem pode investir.

Operações com criptoativos movimentam quase R $ 15 bi no Brasil em julho

Criptoativos

As criptomoedas compartilham diversas características como as moedas comuns que estamos acostumados a utilizar. De acordo com Rudá Pellini, co fundador da fintech, “o grande diferencial dessas moedas é serem digitais. Elas funcionam através de algoritmos de computador e possuem um sistema de criptografia extremamente funcional”, destaca.

Neste atual cenário, muito tem se falado sobre as novas opções de investimento. Pensando nisso, o executivo listou algumas dicas para quem tem interesse em investir em moedas digitais, mas não sabe por onde começar. Confira:

  • Entenda mais sobre o mercado, estude sobre: é muito importante e necessário entender onde estamos investindo. As criptomoedas são um tipo específico de moeda digital que utilizam criptografia para evitar a interceptação de informações. A sua compra e venda sempre acontece pela internet. Mundialmente, existem centenas de tipos de criptomoedas, o mais conhecido é o Bitcoin.
  • Identifique o objetivo do seu investimento: é necessário entender o que você quer e onde quer chegar. O investimento pode durar cerca de minutos, até anos de vida, seja se você quer especular no curto prazo e auferir ganhos ou deixar o tempo passar e lucrar no longo prazo.
  • Não existe um valor mínimo para investir: o custo de se investir em uma criptomoeda vai depender do meio à qual você estiver investindo. Não existe um valor mínimo para investir em uma criptomoeda, e ela pode apresentar diferentes valores em mercados diferentes.
  • Escolha a moeda que mais se adapta ao seu investimento: temos muitas criptomoedas atualmente. A grandes diferenças entre elas se dá no seu propósito de existência, foco e algumas diferenças das tecnologias por trás. Existem criptomoedas que seu preço tende a se espelhar ao dólar, como é o caso da Tether ou o próprio Bitcoin, que seu preço é formado pelo mercado, e pode subir e descer o quanto o mercado desejar.
  • Se busca uma moeda mais acessível, escolha o Bitcoin: ela foi a primeira e é a mais conhecida por todos por apresentar mais de 50% de todo o mercado de criptoativos. A diferença para as outras moedas, é de que o Bitcoin é uma moeda descentralizada que só existe de forma virtual, e é transparente em seus valores e transações. Qualquer pessoa pode ir diretamente na Blockchain do Bitcoin e ver as transações ocorrendo em tempo real, não existe uma entidade controladora.
  • Ao investir, esteja com os pés no chão: assim como qualquer outro tipo de investimento, o universo das criptomoedas também apresenta os seus riscos. Dentre eles, o indivíduo pode perder suas criptomoedas, ataque de hackers e volatilidade. Muito cuidado a investir em uma criptomoeda que ninguém conhece, ou melhor, não invista. Sempre invista naquilo que existe uma enorme aceitação, faz sentido e tem um propósito por trás. Não se deve esquecer também dos riscos comuns intrínsecos a qualquer investimento, como os riscos de mercado, riscos de capital, riscos de liquidez entre diversos outros.

Quando você decide investir em criptomoedas, começa a fazer parte de uma revolução tecnológica financeira que poderá se tornar a forma padrão do sistema em um futuro não tão distante. O mercado já está se adaptando à nova realidade. O que vale é manter a atenção na hora de investir e conhecer a fundo este setor.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais