Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto defendeu nesta quarta-feira (9) que o lançamento do sistema de pagamento instantâneo Pix fará com que a gestão do fluxo de caixa pelas empresas atinja novo patamar de eficiência.

Em rápida fala na abertura do evento virtual Conexão Pix, promovido pelo BC, ele ponderou que é muito custoso fazer negócios no Brasil e que o Pix representa um alívio nessa frente.

“Isso significa menos custo. Menos custo significa mais margem pra quem está de um lado e menos preço pra quem está de outro. Então é uma ferramenta que vai proporcionar essa mudança”, afirmou ele.

“Nós entendemos que os pequenos vão ser muito beneficiados”, completou Campos Neto.

PIX: BC reafirma gratuidade para pessoas físicas e nega tabelamento

Pagamento instantâneo

O pagamento instantâneo pelo Pix funcionará 24 horas por dia, todos os dias do ano, um custo operacional avançado mais baixo que o de modalidades já consolidadas no mercado, como transferências do tipo TED ou DOC e pagamentos por cartões de crédito e débito.

Segundo o BC, o custo do Pix é de 1 centavo para 10 transações. A plataforma adequada a funcionar em 16 de novembro.

Consumidor

Outro diferencial do Pix é que todo e qualquer ponto comercial poderá ser um ponto de prestação de serviços financeiros em que os consumidores poderão efetuar pagamentos de contas, fazer saques, dentre outros serviços.

Com o PIX as pessoas não farão os pagamentos digitalmente. Trata-se de um processo evolutivo, por conta da população desbancarizada no Brasil, de cerca de 60 milhões, segundo o IBGE.

O estabelecimento poderá, ainda, ser remunerado pela prestação de serviço financeiro, além de ter um novo canal de comunicação quando da abertura de uma conta de pagamento pelo cliente, que pela simplicidade será amplamente difundida e isso permitirá entender mais do comportamento dos seus clientes, criar promoções, enviar mensagens, já que é possível rastrear valores, clientes e, assim, mapear o comportamento do consumidor.

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: