As apostas nas lotéricas podem ser pagas com Pix, sistema de pagamentos instantâneos que começou a funcionar plenamente nesta semana.

Segundo o Banco Central (BC), sempre que o cliente quiser pagar um jogo lotérico, ele terá o Pix como opção. “A novidade atende à demanda do mercado que solicitava integração das lotéricas ao sistema, na qualidade de permissionárias da Caixa Econômica Federal”, diz o BC.

O pagamento com Pix já está valendo, mas depende de as lotéricas estarem preparadas para receber por esse formato de transação.

“As novas funcionalidades do Pix mostram o caráter multipropósito do meio de pagamento. Isso significa que ele deve ser capaz de acomodar todos os tipos de transação de varejo, envolvendo pessoas, empresas e governo. Recentemente, o BC aprovou a extensão do Pix para recolhimento do [Fundo de Garantia do Tempo de Serviço] FGTS e para contas das próprias instituições”, acrescentou o BC.

PIX

PIX: convergência

Os bancos trabalham em um projeto para oferecer, nos boletos, a possibilidade de o cliente pagar a conta com o Pix.

O desenho é preliminar, mas simboliza os primeiros passos para a convergência do meio mais usado no pagamento de faturas de serviços públicos e um dos mais populares no comércio eletrônico com o sistema recém-lançado pelo Banco Central.

Boletos

Conforme o jornal, os boletos virão tanto com o código de barras tradicional quanto com o QR code do Pix, e o cliente poderá escolher como prefere pagá-lo, de acordo com esboço ao qual o Valor teve acesso. O modelo será apresentado ao regulador.

Num primeiro momento, está previsto apenas o pagamento integral das faturas por meio do Pix. Porém, as instituições financeiras também discutirão mais adiante como viabilizar que uma conta seja paga apenas parcialmente – situação que se vê, por exemplo, quando um cliente decide honrar apenas o valor mínimo do cartão de crédito em um determinado mês. (Ag. Brasil).

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: