Petrobras (PETR4) e Unigel fecham contrato de gás natural para fábricas de fertilizantes

A Petrobras (petr4) e a Proquigel Química, do Grupo Unigel, assinaram contrato para o fornecimento de gás natural a unidades de fertilizantes na Bahia e Sergipe, arrendadas pela estatal à companhia do setor petroquímico, informou a Unigel nesta sexta-feira (29).

Segundo a Reuters, após a assinatura dos acordos, a unidade de Sergipe, localizada no município de Laranjeiras, tende a operar já neste mês de janeiro, enquanto a fábrica na Bahia, em Camaçari, deve iniciar operações no final de março, disse a empresa.

Petrobras (PETR4) tem prejuízo no 2º tri; despesas com hedge e PDVs pesam
Petrobras (PETR4) tem prejuízo no 2º tri; despesas com hedge e PDVs pesam

Movimentação

No caso de Sergipe, a movimentação do gás natural será de responsabilidade da Sergipe Gás S/A (Sergas), que disse ter investido R$ 2,8 milhões na construção da infraestrutura necessária para a operação.

A posse dos ativos de fertilizantes, antes conhecidos como Fafens e agora batizados de Unigel Agro, foi transferida ao Grupo Unigel pela Petrobras em agosto de 2020, quando havia previsão de início de operações em janeiro deste ano.

O arrendamento

O arrendamento das fábricas à Unigel tem prazo de dez anos, com possibilidade de renovação por mais uma década.

“O contrato… será suficiente para abastecer as duas fábricas de fertilizantes. Isso ajudará a Unigel a suprir uma demanda importante de insumos para agricultura, pecuária e indústria nacional, que hoje depende da importação de outros países, retomando a produção de ureia e sulfato de amônio”, disse em nota o CEO da Unigel, Roberto Noronha Santos.

A empresa

A empresa também destacou que a retomada das fábricas reforça sua competitividade no segmento de acrílicos, já que parte da amônia produzida nas unidades no Nordeste deixará de ser importada.

A Unigel, segundo informações da empresa, é a maior produtora latino-americana de acrílicos e estirênicos, com plantas nos Estados de São Paulo e Bahia.

A companhia

Mais cedo neste mês, a companhia havia anunciado a captação de 110 milhões de dólares no mercado internacional de capitais para investimentos nos ativos de fertilizantes arrendados junto à Petrobras.

O valor do contrato de gás natural com a estatal não foi divulgado.

Veja PETR4 na Bolsa:
Petrobras (PETR4): justiça extingue ação de hipoteca judiciária da Previ
Petrobras (PETR4): justiça extingue ação de hipoteca judiciária da Previ
  • Só clique aqui se já for investidor

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais