A Oi (OIBR3, OIBR4) tem uma estratégia de rede neutra que depende da venda da participação de até 51% da unidade de infraestrutura, a InfraCo, o que deverá ocorrer em 2021.
Segundo o TeleTime, atualmente com 7,5 milhões de homes passed, a meta da Oi multiplicar essa capacidade com a InfraCo já separada e atuando com maior capacidade de investimento e de operação, chegando em 2024 com entre 32 e 34 milhões de homes passed.
“Esse total incluindo no estado de São Paulo, onde a companhia ainda não tem [atuação na rede fixa], mas onde há 90 milhões de domicílios, incluindo small offices etc.”, declarou o vice-presidente de franquias e atacado da operadora, Pedro Arakawa, durante workshop da Anatel nesta quarta (21).
Processo de venda
Conforme executivo da Oi, o processo da venda “está indo muito bem, em breve teremos algumas ofertas e escolheremos uma para ser a stalking horse”. A operadora ainda não divulgou quando abrirá a etapa de recebimento de ofertas vinculantes.
Tráfego interno
A infraestrutura da empresa é o que conta muito na estratégia: são mais de 388 mil km de fibra, cobrindo 125 cidades com FTTH e 2.300 municípios com backbone e backhaul ótico. Desse total da rede, 60% conta com redundância dupla ou tripla.
Arakawa afirma que a empresa conta ainda com um sistema de caching para conteúdos “muito grande”, o que permite que metade desse tráfego fique no próprio estado do usuário. “Isso entrega uma experiência melhor. Além disso, de 90% a 95% do tráfego fica no Brasil, o que deixa apenas entre 10% e 5% para tráfego internacional”, explicou.
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