Quem não deseja ir a um hospital público e ser bem atendido? Ou ter um filho na rede pública de ensino e saber que ele terá um futuro promissor com educação de qualidade? Ou ir ao trabalho em um transporte coletivo com total segurança? Parece até sonho, mas isso se torna realidade se houver governança, ou seja, mecanismos de liderança, estratégia e controle que podem transformar a Administração Pública de forma positiva.

Foi pensando nesse conceito que o Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, fundou a Rede Governança Brasil – RGB. Em sua atuação na Suprema Corte de Contas, na fiscalização dos recursos públicos federais em benefício da sociedade, o ministro percebeu a necessidade de melhorias na entrega das políticas públicas, bem como a sua execução a quem mais precisa.

“Ao longo de nossa história, o Estado tem se configurado como um ator decisivo em nosso processo de crescimento nos papéis de regulador, prestador de serviços ou investidor. Diante da magnitude dos gastos governamentais, é essencial que haja especial cuidado com a governança pública”, afirma o embaixador da RGB, Ministro Nardes.

Ministro do TCU lança Rede Governança Brasil por melhorias em serviços públicos

Fundação

Com a fundação em julho de 2019, hoje a RGB conta com mais de 200 profissionais, colaboradores voluntários, espalhados em 22 estados e no Distrito Federal. Também conta com apoio em quatro países: Brasil, Argentina, Portugal e Itália.

“Somos uma rede colaborativa comprometida em disseminar as boas práticas de governança no Brasil e, por toda parte do mundo, de forma íntegra, ética, transparente e sempre com foco na sociedade”, complementou o Ministro.

Missão

A principal missão da RGB é disseminar a governança pública no Brasil e na América Latina, com integração, estimulando a implantação da política em todas as esferas: Federal, Estadual, Distrital e Municipal, e também nos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Trabalhamos para transformar a Administração Pública. ​

Principais ações

A RGB se tornou fonte de conteúdo quando o assunto é gestão. Além do lançamento de cartilhas explicativas sobre como o gestor pode executar melhor as políticas públicas, a RGB também criou o Prêmio Rede Governança Brasil para o incentivo das boas práticas nesse sentido. Também tem produzido algumas lives no canal do Youtube.

  • Só clique aqui se já for investidor
Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: