Pesquisa realizada pela NZN Intelligence e Fisher indica que o Brasil realizou R$ 3,7 trilhões em operações de crédito neste ano, o que equivale a 51,9% do PIB do país.

Com isso, os cinco maiores bancos do país concentram quase 84% do crédito, um dos mercados mais concentrados do mundo.

Segundo o levantamento, isso se dá pelo fato do Brasil estar com um cenário de taxa básica de juros na mínima histórica, após um período de cerca de três anos de cortes constantes.

A taxa média de juros tem acompanhado a queda da SELIC, que em 2020 teve uma taxa muito baixa, apesar disso, a taxa de juros do banco se mantém entre as mais elevadas do mundo.

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CRÉDITO: tecnologia

Com o avanço da tecnologia, trazendo praticidade e facilidade para as pessoas, foi percebendo que nos últimos anos, os canais digitais se tornaram cada vez mais relevantes nas transações bancárias.

Conforme pesquisa da Febraban, o mobile banking é o principal canal de contratação de crédito em número de transações, acompanhando a ampliação da oferta desses produtos nos canais digitais.

Com o impacto da pandemia da covid-19, quando comparamos a média mensal de 2019 a abril de 2020, vemos um crescimento expressivo das transações de contratação de crédito pelo mobile, uma estabilidade no internet banking e queda expressiva nos canais físicos, efeito direto da pandemia.

“As pesquisas realizadas pelo NZN Intelligence para esse setor irão ajudar a população entender o cenário brasileiro e auxiliar em um financiamento para os próximos anos. É importante entender quais dados podemos trazer e apresentar a fim de auxiliá-las no processo de crédito, seja ele pessoal ou empresarial”, contou Tayara Simões, diretora de marketing e vendas da NZN.

Financiamento

Apesar do país ter um alto índice de financiamento, a inadimplência é o principal componente da taxa alta dos bancos brasileiros.

De acordo com o Banco Mundial, o Brasil é um dos piores países em termos de recuperação de crédito. A cada um dólar emprestado, apenas 0,1 são recuperados. Em países como Noruega, Japão e Países Baixos a taxa de recuperação é superior a 0,90 dólares.

A fim de compreender o que muda nos hábitos de consumo dos brasileiros conforme os segmentos da economia e entender o que já virou tendência em suas rotinas, a NZN desenvolveu um hub de dados para marcas e anunciantes acompanharem os principais números ligados à mudança de hábito dos brasileiros em seus setores. Também é possível que a marca faça levantamentos personalizados com o tema de interesse.

Tayara explica que a motivação para a construção do Hub Intelligence partiu do objetivo da empresa de trazer dados e informações relevantes para que marcas tenham ainda mais insumos para direcionar seus esforços de comunicação digital e suas campanhas. Para ter acesso aos levantamentos e solicitiar um estudo personalizado, acesse aqui.

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