Itaúsa (ITSA4) aprova incorporação da XPart pela XP Investimentos

A fusão está sujeita a certas condições, como aprovação pelas assembleias gerais da XPart e da XP Investimentos

O Conselho administrativo da Itaúsa (ITSA4) aprovou a assinatura dos documentos com os principais termos a respeito da incorporação da XPart S.A. pela XP Investimentos.

Contudo, o acordo pode ter algumas condições. A aprovação das assembleias gerais da XPart e da corretora vão ser convocadas para serem realizadas, aproximadamente, na metade do 2° semestre desse ano.

XPart S.A.

A XPart é o que resultou na reorganização dos sócios, graças à separação dos negócios do conglomerado Itaú Unibanco (ITUB3 e ITUB4) e da XP Investimentos.

Portanto, a XPart é a respectiva participação no capital da corretora XP. A mesma teve aprovação na assembleia geral de acionistas do banco em 31 de janeiro de 2021.

De acordo com a holding Itaúsa (ITSA4), a repartição dos ativos ainda está acomodada à obtenção de manifestação favorável do Federal Reserve Board.

Implementação do acordo

Em suma, uma vez efetuada, o acordo fará que os acionistas do Itaú Unibanco (ITUB3 e ITUB4) obtenham direito a participar de parte dos negócios da XPart, na mesma proporção de ações que eles tinham do banco.

Todavia, isso acontecerá quando houver a separação jurídica e contábil do Itaú e da XPart. Portanto, as ações de emissão da instituição bancária e os American Depositary Receipts (ADRs) vão permanecer sendo negociados com o direito do recebimento de valores mobiliários de emissão da participação.

Em novembro do ano passado, o conselho de administração do banco aprovou a separação da participação da XP Investimentos em uma nova sociedade. A segregação ocorreu mediante a decisão de empresas do Itaú Unibanco com a parcela de 41,05% do capital da corretora de valores para a XP Part, de acordo com a instituição financeira.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais