Itaú (ITUB4) migra para a nuvem e acelera digitalização, diz jornal

O Itaú Unibanco (ITUB4) anuncia hoje que começará a migrar seus sistemas de tecnologia para a nuvem, num passo decisivo para a transformação digital do maior banco da América Latina. A instituição financeira firmou contrato de dez anos com a Amazon Web Services (AWS) para a prestação do serviço. A informação é do Valor Econômico.

De acordo com o jornal, o movimento marca a transição de um modelo baseado em infraestrutura própria – construída internamente ao longo de décadas ou absorvida nas aquisições de outros bancos – para um desenho mais flexível, oferecido sob demanda por um provedor externo. Mostra também a decisão do Itaú de começar a deixar para trás sistemas legados nos quais investiu dezenas de bilhões de reais diante da necessidade de reagir a um novo cenário de competição.

“A gente precisa usar a tecnologia de forma mais moderna e mais centrada no consumidor”, afirma Ricardo Guerra, diretor-executivo responsável pela área de tecnologia do Itaú, em entrevista ao Valor. “Para o banco ser competitivo, tem de ser digital.”

Banco Itaú

Decisão

A decisão vem em linha com a de bancos com peso global, como HSBC e Goldman Sachs, que anunciaram acordos neste ano para migrar seus sistemas para a nuvem. No Itaú, a medida era estudada há anos, mas o amadurecimento da tecnologia encorajou a instituição a agir agora, segundo o executivo.

O uso da nuvem dará maior agilidade à instituição porque permitirá transformar sua área de TI, hoje organizada em torno de grandes sistemas monolíticos, em uma arquitetura multisserviços. Segundo Guerra, na prática a mudança dará maior rapidez ao Itaú no desenvolvimento de novos produtos e proporcionará um uso mais organizado das bases de dados.

“Vamos quebrar nossos monolitos e trocá-los por pedacinhos com mais autonomia. Com isso, você consegue dar mais velocidade às operações e consegue mexer num pedaço sem atrapalhar o outro”, diz.

Veja ITUB4 na Bolsa:

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais