O Itaú Unibanco (ITUB4) anunciou nesta sexta-feira (11) a criação de uma unidade focada em pagamentos, em meio à formação de um comitê executivo que tem por objetivo tornar o grupo mais ágil quando passar a ser liderado por um novo presidente.

O atual vice-presidente de tecnologia e operações, Andre Sapoznik, chefiará uma unidade recém-lançada, voltada para pagamentos, que incluirá cartões de crédito, a adquirente Rede, a unidade de pagamentos digitais de varejo e gestão de caixa, de acordo com documento interno visto pela Reuters.

Itaú (ITUB4) indica novo comitê executivo, foca em agilidade e pagamentos

ITUB4: a mudança

A mudança ocorre no momento em que os bancos tradicionais enfrentam uma concorrência cada vez maior de fintechs como as processadoras de cartões StoneCo, PagSeguro e Nubank.

Sapoznik fará parte de um novo comitê de 12 membros, incluindo Milton Maluhy, que assumirá como presidente-executivo do Itaú em fevereiro, ante 6 membros no comitê anterior. Como parte da mudança, o banco está eliminando a estrututura de vice-presidência em uma tentativa de cortar uma linha da cadeia de comando.

Documento

No documento, o Itaú afirma que a nova configuração visa dar mais agilidade aos executivos para a tomada de decisões.

O banco de varejo do Itaú será comandado por André Rodrigues, que já é executivo da unidade, enquanto Flavio Souza comandará o banco de atacado Itaú BBA, onde agora é o responsável pelo banco comercial.

O novo comitê também terá Carlos Constantini como responsável pela área de gestão de fortunas.

Moody’s

A Moodys anunciou dia 11 a revisão dos ratings de 28 bancos brasileiros, entre eles Bradesco (BBDC3;BBDC4), Santander (SANB11), Itaú Unibanco (ITUB4), BNDES, Caixa e Banco do Brasil (BBAS3). Quase todos tiveram as notas de depósito de longo prazo em moeda estrangeira elevadas. A exceção foi o ING Bank N.V (São Paulo), cuja classificação em divisa local foi rebaixada de “A3” para “Baa2”.

Em comunicado, a agência informou que a decisão foi motivada por mudanças na metodologia para tetos em moedas estrangeira e local. “Os tetos por país indicam o nível de rating mais alto que geralmente pode ser atribuído às obrigações financeiramente mais fortes de emissores domiciliados em um país”, explicou.

Itaú Unibanco S.A.

Rating de depósito de longo prazo em moeda estrangeira e na escala global, elevado para Ba2 de Ba3, perspectiva permanece estável.

Veja ITUB4 na Bolsa:

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: