Feriados antecipados: veja a lista de alguns estados que adotaram a medida

Por conta da proliferação do vírus covid-19 ao redor do Brasil nos últimos dias, o governo de diversos estados decretou que alguns feriados seriam antecipados. Por conta disso, ficar atento às datas estabelecidas em cada região é importante.

A maior parte das cidades irão antecipar os feriados do mês de abril na próxima semana. Assim, começando nesta sexta-feira, dia 26, e terminando no domingo de páscoa, dia 4 de abril. Além disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que o funcionamento dos bancos será restrito nas cidades que anunciaram as medidas.

Por outro lado, além da suspensão de atividades essenciais, mercados e outros serviços irão funcionar de forma limitada. Eventualmente, reduzindo o número de pessoas dentro dos estabelecimentos.

São Paulo

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, colocou feriados antecipados de 2021 e 2022 com o objetivo de seguir as medidas de isolamento. Assim como, adotou um sistema de rodízio de carros na cidade.

“Antecipamos para os dias 26, 29, 30 e 31 de março e dia 1º de abril, juntando inclusive com o feriado nacional que temos dia 2, Sexta-feira Santa. Então temos um prazo que vai do dia 26 até o dia 4 de abril sem dia útil para poder exatamente forçar a cidade de São Paulo a parar”, informou Covas.

Além da capital, não haverá dia útil de 27 de março a 4 de abril na região do Grande ABC. Na Baixada Santista, nove cidades estão de lockdown, incluindo Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

Rio de Janeiro

Na cidade do Rio de Janeiro e em Niterói, as datas comemorativas do mês de abril irão formar um feriado prolongado do dia 26 de março até o dia 4 de abril.

Além disso, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e Axel Grael, prefeito de Niterói, se encontraram recentemente com o governador Cláudio Castro. A intenção é aplicar restrições mais pesadas em cima de bares, restaurantes, shoppings, centros comerciais e praias.

Mato Grosso

Esta semana, o governador Mauro Mendes (DEM) enviou um Projeto de Lei para a à Assembleia Legislativa de Mato Grosso pedindo a antecipação de cinco feriados. Começando nesta sexta-feira até o domingo de páscoa, totalizando dez dias.

Decerto, os feriados antecipados serão os de Corpus Christi, Consciência Negra, Dia do Servidor Público, Dia do Trabalhador e aniversário dos municípios. Assim, emendados com o feriado da Semana Santa.

Piauí

No estado do Piauí, o feriado da Paixão de Cristo será antecipado para esta sexta-feira, dia 26. Segundo o governo estadual, a medida foi decidida para evitar aglomerações desnecessárias.

Além do mais, o estado visa reforçar as medidas de isolamento social que foram impostas. No entanto, terminam no dia 29 de março.

Maranhão

O feriado prolongado no estado de Maranhão também começa na sexta-feira e irá adiantar o feriado da Adesão do Maranhão e a Independência do Brasil, durando até domingo, dia 28.

Neste período, os estabelecimentos devem funcionar das 9h às 21h, durante os dias de semana. Embora, a medida se refere aos municípios São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Leia mais