A BR Distribuidora (BRDT3) fechou a venda de sua participação nas usinas termelétricas Pecém Energia e Energética Camaçari Muricy II, na Bahia, para a americana New Fortress Energy por R$ 50 milhões.
Segundo o Valor, R$ 21,5 milhões serão pagos no fechamento da transação. O restante será pago em até cinco dias úteis após o início das operações comerciais das usinas, que estão em fase pré-operacional.
Companhias
As duas companhias tinham assinado em janeiro um memorando de entendimentos para a aquisição de 288 MW em contratos de compra e venda de energia (“PPAs”).
Em comunicado, a BR diz que o conselho aprovou a transação e que o fechamento deve ocorrer em momento oportuno, após o atendimento de determinadas condições estabelecidas no contrato. Não houve necessidade de submissão da transação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
ANP
Levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostra que em 2020 o volume de combustíveis comercializado no Brasil retraiu 4,7% na comparação anual como resultado das medidas de isolamento social impostas pela pandemia de Covid-19. No entanto, o diesel teve variação positiva de 0,2% no período.
Com isso, o Santander Brasil (SANB11) destaca as vendas de combustíveis no último trimestre do ano passado cresceram 0,5%, puxadas justamente pelo diesel. A ligação direta com o agronegócio beneficiou o combustível.
A principal companhia catalisadora, na opinião do analista Rodrigo Almeida, é a BR Distribuidora, cuja participação de mercado cresceu em dezembro passado de 20,7% em 2019 para 22,6%. No caso específico do diesel, o marketshare da distribuidora é ainda maior: cerca de 27%.
As concorrentes Raízen, controlada da Cosan (CSAN3), e o posto Ipiranga, que pertence à Ultrapar (UGPA3), tiveram desempenhos bem aquém, ao totalizaram no 4° trimestre alta no volume de apenas 1,6% e baixa de 5%, respectivamente.
Veja BRDT3 na Bolsa:
- Só clique aqui se já for investidor
Comentários estão fechados.