O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (5) em conversa com apoiadores que gostaria de fazer a correção da tabela do Imposto de Renda, lembrando que era uma de suas promessas de campanha, mas ressalvou que não esperava ter de enfrentar uma pandemia.

“Eu queria mexer na tabela do imposto de renda, os caras me cobram como política de campanha, mas eu não esperava essa pandemia pela frente, nos endividamos em aproximadamente 700 bilhões de reais, complicou mexer nisso aí” disse o presidente.

Presidente Bolsonaro sanciona nova Lei de Falências

Tabela

Mais cedo, Bolsonaro já havia citado que gostaria de ter alterado a tabela do Imposto de Renda, ao dizer que o Brasil está “quebrado” e que, por causa disso, não consegue fazer nada do que gostaria.

O presidente tem pintado um retrato negativo da situação da economia brasileira nos últimos dias. No fim de 2020, o presidente afirmou por mais de uma vez que o país chegou ao “limite do endividamento” por causa das medidas adotadas para fazer frente aos impactos da pandemia.

Bolsonaro também voltou a dizer que considera “menos ruim” ter alguma inflação ao país passar por um desabastecimento, citando as recentes altas de preços em produtos como arroz e óleo de soja.

Passo a passo do IR

Seja você um trabalhador-contribuinte do Imposto de Renda ou, ainda, um profissional de RH buscando saber como realizar o cálculo do IR mensal dos demais funcionários da empresa, aprender o passo a passo de como calcular o tributo adequadamente é essencial.

Fazer o cálculo do tributo mensal é necessário para tornar o processo de recolhimento do imposto possível. Afinal, quando uma pessoa é obrigada a pagar o IR direto da fonte, é obrigação da empresa para a qual presta serviço recolhê-lo mensalmente, informando o desconto no holerite.

Isso acontece quando a relação de trabalho existente é baseada na CLT e o funcionário se encaixa no parâmetro de obrigatoriedade. Aliás, além da renda salarial, outros rendimentos possuem o Imposto de Renda Retido na Fonte, como é o caso de investimentos no Tesouro Direto, por exemplo.

O que é o Imposto de Renda mensal?

O Imposto de Renda mensal nada mais é do que o bom e velho Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF. É através dele que pessoas físicas e jurídicas “adiantam” o pagamento do IR. Esse tipo de imposto é descontado comumente de rendas oriundas de vínculos empregatícios baseados na CLT.

É claro que não é todo o funcionário com carteira assinada que tem Imposto de Renda Retido na Fonte, pois a Receita Federal estipula as diretrizes de obrigatoriedade e também de isenção.

Para saber se você ou os funcionários da sua empresa terão o Imposto de Renda Retido na Fonte, será necessário recorrer à tabela do IR mensal. Afinal de contas, o valor a ser recolhido está totalmente relacionado a faixa salarial de cada um.

Bolsonaro diz que pandemia "complicou" mexer na tabela do IR; aprenda a calcular o tributo
Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: