Bolsa: investimento estrangeiro no Brasil em dezembro é o segundo maior do ano, diz especialista

O movimento de entrada de recursos de fora nos últimos meses foi consequência dos anúncios positivos recentes de diversas vacinas com potencial de eficiência acima de 90%

Os investidores estrangeiros colocaram R$ 17,7 bilhões na B3, a bolsa brasileira, em dezembro. Foi o segundo melhor mês do ano, atrás somente de novembro, com a entrada de R$ 33,3 bilhões.

Segundo João Beck, economista e sócio da BRA, um dos maiores escritórios de renda variável da XP Investimentos, o movimento de entrada de recursos de fora nos últimos meses foi consequência dos anúncios positivos recentes de diversas vacinas com potencial de eficiência acima de 90%.

“Com mais apetite a risco lá fora, um fluxo natural acaba respingando para mercados emergentes. O Brasil foi um destino potencial também por ter sido o país com a maior desvalorização da moeda dentre economias relevantes. E isso acaba nos tornando ‘baratos'”, explica.

Bolsa: investimento estrangeiro no Brasil em dezembro é o segundo maior do ano, diz especialista

Bolsa: otimismo

O otimismo, porém, para ser contínuo depende de o governo brasileiro cuidar das contas públicas, além de fazer reformas. “No curto prazo, o país precisa mostrar mão firme no controle do teto de gastos, além de prosseguir com a agenda de reformas. A paciência do mercado tem prazo de validade. Pandemia é como uma guerra. E ainda nem saímos dela. Precisamos apagar o fogo contendo gastos e prosseguindo com reformas antes de falarmos em agenda positiva”, diz Beck.

Para o especialista, o investimento de fora no Brasil de forma sustentável depende também de perspectivas mais otimistas de crescimento do PIB. “O governo tem um papel importante nesse processo ao criar uma agenda que destrave os gargalos do nosso crescimento com mão de obra qualificada, logística, energia, saneamento, etc”, finaliza.

Ações mais recomendadas para janeiro

As ações da B3 (B3SA3) e da Vale (VALE3) lideram o ranking das recomendações de bancos, corretoras e casas de análise para o primeiro mês de 2021. Os papéis foram citados, respectivamente, em 12 e 11 das 18 carteiras consultadas pela EXAME Invest.

Outro destaque são as ações da Petrobras (PETR4) e da Via Varejo (VVAR3) que tiveram nove e oito indicações cada uma.

As carteiras mensais divulgadas têm a mesma quantidade de ações para permitir uma comparação de desempenho mais justa. Os papéis indicados no início de cada mês não podem ser substituídos posteriormente — ou seja, não é permitido que haja trocas nas carteiras ao longo do mês.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.