Bolsa de Valores: exagero de feriados pode afetar resultados do 2° semestre

Feriados norte-americanos também podem interferir nos resultados da B3 deste ano

Os feriados, assim como pontos facultativos do Brasil e Estados Unidos, acabam tendo um peso muito grande sobre o funcionamento e negociações da Bolsa de Valores (B3).

Por esse motivo, só no segundo semestre de 2021, há cerca de 16 dias comprometidos pelo calendário de feriados. Nesta semana em especial, ainda mais curta, existem dois feriados que irão afetar de forma parcial ou fechar completamente o funcionamento das negociações.

Nesta segunda-feira (5), é comemorado o dia da independência americana nos EUA. Já no Brasil, a B3 vai fechar na próxima sexta-feira (9) devido ao feriado estadual paulista, referente à revolução constitucionalista.

Outros fatores

Além dos prejuízos supostamente causados pelos feriados, os investidores aguardam ansiosamente os dados do IPCA e da Ata de reunião do Fomc, que serão divulgados na próxima quinta-feira (8). Assim, esses fatores podem influenciar diretamente o mercado. 

Da mesma forma, os investidores estão de olho no desenrolar da reforma do Imposto de Renda (IR). Arthur Lira, presidente da Câmara dos deputados, afirmou que é possível votar o projeto em 15 dias. No entanto, segundo ele, é  necessário fazer alguns ajustes, devido a quantidade de críticas ao texto enviado pelo governo. 

Já em relação à CPI, é aguardado o depoimento do ex-diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias. Ele é suspeito de negociar propina na compra da vacina covaxin, do laboratório indiano Bharat Biote.

Bolsa de Valores: exagero de feriados pode afetar resultados do 2° semestre
Calendário do mercado financeiro

Retomada econômica

Os especialistas ressaltam que ainda há alguns obstáculos para concluir, assim como questões a superar. No entanto, as projeções para a B3 são positivas, apesar de não serem livres de riscos.

O calendário de vacinação ainda permanece como foco principal e a fonte de esperança para os investidores. Apesar de parecer encaminhado, deve-se levar em consideração as novas variantes do coronavírus, pois não há certeza da imunização da vacina referente a elas.

Em suma, a grande maioria do mercado está aguardando uma retomada econômica neste segundo semestre de forma entusiasmada.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais