O rali recorde do Bitcoin visto nas últimas semanas foi parcialmente impulsionado pela entrada de maiores investidores institucionais no mercado, de acordo com o líder global de criptografia da PwC, Henri Arslanian.
A moeda digital subiu mais de US $ 30.000 pela primeira vez no sábado e avançou mais de 300% em 2020, informou a Reuters. Nesta segunda-feira na Ásia, o Bitcoin foi negociado a cerca de US $ 32.668,93, de acordo com a CoinDesk .
Segundo a CNBC, a criptomoeda já existe há pouco mais de uma década, mas só começou a crescer em popularidade entre os principais investidores institucionais no ano passado. Os criptógrafos dizem que o bitcoin é visto como uma proteção contra a inflação, semelhante ao ouro.
“Quando você olha para este rally bitcoin que temos visto nas últimas semanas e meses, realmente, há dois grandes elementos que o motivam. Um deles é a entrada contínua de atores institucionais”, disse Arslanian.
Conforme a CNBC, o ressurgimento do preço do Bitcoin no ano passado foi em parte alimentado por conhecidos bilionários de Wall Street apoiando publicamente a criptomoeda.
Analistas disseram que seu endosso deu confiança a investidores convencionais, que de outra forma seriam céticos. Investidores como Paul Tudor Jones e Stanley Druckenmiller colocaram dinheiro em bitcoin e apontaram seu potencial como proteção contra a inflação.
Bitcoin: PayPal e Fidelity
Grandes empresas financeiras como PayPal e Fidelity também fizeram movimentos na criptomoeda, enquanto empresas como a Square e a MicroStrategy usaram seus próprios balanços para comprar bitcoins.
Arslanian disse esperar que essa tendência continue nos próximos meses, destacando que agora existem vários instrumentos que permitem que agentes institucionais se exponham ao bitcoin. “Mas também há muitos jogadores regulamentados. Este não era o caso alguns anos atrás”, disse ele.
Um segundo desenvolvimento que impulsiona a atual alta do bitcoin são os investidores de varejo e seu medo de perder, de acordo com Arslanian. Ele disse que muito mais pessoas hoje têm contas em criptomoedas do que antes, já que comprar criptomoedas é mais fácil agora do que antes.
“Com esses dois grandes elementos que o impulsionam, há muito ímpeto acontecendo no espaço. Também há muito otimismo nos mercados de criptografia”, frisou.
Desempenho recente
O desempenho recente do Bitcoin é uma reminiscência de seu rali frenético para quase US $ 20.000 em 2017, que foi seguido por uma forte retração em 2018, eliminando bilhões de dólares na capitalização de mercado das principais criptomoedas.
Mas os fãs de criptografia dizem que a alta atual é diferente, pois é impulsionada pela compra institucional, e não pela especulação no varejo.
Por seu lado, Arslanian disse que uma grande diferença entre este rali e o de 2017 é a clareza dos regulamentos, que eram escassos naquela altura.
Hoje, disse ele, a maioria dos reguladores em todo o mundo tem pessoas trabalhando na criptografia internamente. Muitos dos grandes centros financeiros têm “uma clareza regulatória muito boa sobre os mercados de criptografia e isso está dando conforto, não apenas aos investidores institucionais, mas também aos investidores de varejo que estão entrando no mercado”, ressaltou.
Embora Arslanian tenha se recusado a estabelecer uma meta de preço para o bitcoin este ano, ele disse que o momento atual continua otimista. “Mais do que o preço do bitcoin, estou observando a entrada de novos players institucionais, o que acredito ter um impacto descomunal nos mercados”, acrescentou.
- Acesse o Telegram do 1Bilhão.
Comentários estão fechados.