Em quase um mês de funcionamento pleno, o Pix, novo sistema de pagamentos do Banco Central (BC), atingiu a marca de 106 milhões de chaves cadastradas. A informação é do presidente do BC, Roberto Campos Neto, que participou hoje (10) de evento virtual.

Segundo ele, a adesão à ferramenta, que permite transferências sem custos a pessoas físicas em até dez segundos, surpreendeu “positivamente” a autoridade monetária.

“O número de operações diárias hoje, eu, honestamente, que era mais otimista, achava que ia levar alguns meses. Talvez mais de um ano. Mas a gente atingiu em algumas semanas”, declarou Campos Neto, ao receber premiação em cerimônia virtual do Prêmio Destaque 2020 do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef).

PIX: as 10 maiores dúvidas sobre o novo sistema de pagamentos do governo

Chaves

As 106 milhões de chaves, explicou Campos Neto, equivalem a 44 milhões de pessoas e 3 milhões de empresas. Cada pessoa física pode cadastrar até cinco chaves Pix por instituição financeira. Para pessoas jurídicas, o limite aumenta para 20.

Segundo Campos Neto, o Pix continua atraindo o interesse da população, com cerca de 1 milhão de chaves cadastradas diariamente. “Isso mostra que as pessoas ainda estão engajadas”, comentou.

Lojas Americanas

A Lojas Americanas afirmou que começou a aceitar nesta quarta-feira (9) o PIX para pagamento em sua plataforma digital de compras online.

Quando escolhida para processar o pagamento, a solução intermediada pela Ame, fintech da companhia, gera um QR Code dinâmico. O pagamento é feito em até 10 segundos.

Nas unidades físicas da Lojas Americanas, o PIX está em projeto piloto em 10 unidades entre Rio de Janeiro e São Paulo, mas nas próximas semanas, estará disponível nas mais de 1.700 lojas em todo o país, afirmou a companhia.

PIX: BC

O chefe adjunto do departamento de competição e estrutura do mercado financeiro do Banco Central, Carlos Brandt, afirmou que o sistema de pagamentos instantâneos Pix é extremamente seguro, com uma plataforma robusta e marcadores de possíveis fraudes, além de operações rastreáveis, o que dificulta a aplicação de golpes. (Ag. Brasil).

https://youtu.be/w_B42Di3moU
Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: