Minutos depois do presidente americano Joe Biden banir a importação de petróleo russo nesta terça-feira (8), Vladimir Putin revidou. O Kremlin editou um documento banindo a exportação de commodities para fora da federação russa até o fim do ano, o que faz com que o mercado fique com medo do fim do fornecimento de gás natural para a Europa ocidental.
Contudo, o documento não especifica uma série de coisas: o que está banido? Quando será banido? Para quais países está banido (dado que o documento abre exceções)? Tudo isso será decidido “oportunamente” pelo presidente Putin eventualmente, ou seja, ele passa a ter o poder de fechar a torneira do gás. A Rússia é responsável por 9% do petróleo mundial, 9,2% do ouro e 40% de todo o gás natural vendido para a Europa. Mais cedo, o vice-primeiro-ministro, Alexander Novak, havia alertado que esse tipo de medida poderia fazer o preço do barril de petróleo pular para US$ 300.
Para ficar de olho no seu dinheiro, entre nos nossos grupos de WhatsApp e receba notícias do mercado em tempo real, além de materiais, relatórios e outras informações que vão te ajudar a investir melhor e guardar mais dinheiro.
Comentários estão fechados.