Estabilidade no setor de energia

Elevação nas temperaturas médias no país tem impactado na carga no SIN

A estabilidade no setor de energia ocorreu na terceira revisão de novembro do boletim do Programa Mensal de Operação (PMO). A leitura é referente à semana de 18 a 24 do mês para a Energia Natural Afluente (ENA) na maior parte dos subsistemas do país.

De acordo com as previsões do Operador Nacional do Sistema Elétrico -ONS a maior previsão está na região Sul, 530% da Média de Longo Termo (MLT), ante 437% da MLT sinalizada no último informe. O subsistema Sudeste/Centro-Oeste deve encerrar o mês com a ENA em 85% da MLT. As perspectivas para as regiões Norte e Nordeste são de 54% e 44% da MLT, respectivamente.

A elevação nas temperaturas médias no país tem impactado na carga no Sistema Interligado Nacional (SIN), que tem estimativa de crescimento em 13,3% (81.438 MWmed). No subsistema Norte, a projeção é de aumento de 17% (7.846 MWmed). No Sudeste/Centro-Oeste e esperada uma expansão de 14,6% (46.560 MWmed). O Nordeste deve registrar 13,6% (13.647 MWmed). Com menor previsão para a carga, o Sul deve apresentar 6,6% (13.385 MWmed). Vale ressaltar que os percentuais comparam os resultados estimados para fim de novembro de 2023, ante mesmo período do ano passado.

Em relação aos dados de Energia Armazenada (EAR), a região Sul chega ao fim do mês com 67,1%, projetando uma redução em relação à previsão anterior, de 97,1%. Os outros subsistemas apontam pouca variação perante os prospectivos da semana anterior. O Sudeste/Centro-Oeste deve registrar 64,3%; Nordeste, 51,6% e Norte, 48,6% de EAR.

Já o Custo Marginal de Operação (CMO) continua em zero em todos os subsistemas, como observado ao longo deste ano nos boletins.

Day Trade gerando interesses. Quer saber como? É só clicar aqui

você pode gostar também

Comentários estão fechados.