Brasileiros podem adquirir ações de empresas estrangeiras multimilionárias

Pequenos investidores podem ampliar suas aplicações comprando ações de empresas listadas no estrangeiro como a Amazon, Google e Apple. Desde de outubro de 2020, a B3 – bolsa de valores brasileira -, possibilitou que pessoas físicas negocie “BDRs (Brazilian Depositary Receipts) de ETFs (fundos de índices)”. Até então, apenas pessoas com mais de R﹩ 1 milhão em aplicações financeiras podiam investir nesta opção.

A flexibilização da regra, aprovada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), também permite que companhias brasileiras de capital aberto fora do país negocie seus papéis aqui.

Segundo Paulo Saad, Assessor de Investimentos da WFlow – escritório Private especializado em Assessoria Financeira e Patrimonial credenciado à XP Investimentos, essa é a forma mais barata possível para diversificar portfólio em geografias diferentes. Isso porque não há custos adicionais e não é preciso abrir uma conta lá fora. “Quando compra BDR já está diversificando em dólar. Isso é extremamente vantajoso para o investidor”, pontuou.

No entanto, o especialista alerta sobre os riscos. “Investir em BDR permite expor o capital investido à valorização da empresa e também ao Dollar, sendo assim uma forma de diversificar em outros mercados e outra moeda”.

Investimento em capital de risco sofre queda no quarto trimestre, aponta KPMG

Ações

Não se deslumbre com esse tipo de investimento. “Há ativos ruins lá fora também”, afirmou Saad, que aconselha buscar um especialista. “Se você não entende de mercado internacional, não sabe o que a empresa que você está comprando faz, não aplique! Só compre o BDR se você souber como a companhia ganha dinheiro e quanto ela vale na bolsa”.

Como investir?

Os títulos poderão ser comprados em home brokers ou através de corretoras, como uma ação ou outros títulos negociados em bolsa. Também há o serviço de aluguel de BDR, o que permite que o investidor local faça aposta na baixa do papel. A criação de opções de compra e venda de BDRs será analisada conforme a evolução do mercado.

  • Só clique aqui se já for investidor

Portfólio

Atualmente estão disponíveis na B3 aproximadamente 40 BDRs lastreados. Mas, a princípio, somente 11 serão liberados para as pessoas físicas.

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Leia mais