Os BDRs se tornam uma opção viável para os pequenos investidores, pois os papéis passaram a estar disponíveis para o mercado varejo. Estes papéis são ativos que permitem ao investidor ter acesso às ações negociadas no mercado internacional. Fazem parte desse grupo de companhias internacionais, empresas como Apple (AAPL34), Google (GOGL34), entre outras. Empresas de tecnologia, inclusive, atraem a atenção dos investidores.

Antes das novas regras que entraram em vigor no último dia 22 de outubro, somente investidores qualificados, que possuíam cerca de R$ 1 milhão em recursos para investimento nesse tipo de papel na B3. O que acabava por criar um limitador para quem buscava investir em outras opções mas que não possuíam grandes recursos para tal.

Mas para investir nessa modalidade, é preciso a abertura de uma conta em uma corretora de valores do exterior, uma vez que os BDRs estão cadastrados em bancos ou corretoras nacionais. No entanto, os títulos têm cotação feita em reais.

BDRs: ações

Uma pesquisa feita pela XP Inc., mostrou que dos 48 mil clientes ativos da própria XP Investimentos, da Rico e da Clear, 85% deles pretendem investir até 25% do patrimônio em títulos do exterior. Dos papéis disponíveis, aqueles relativos à empresas do setor de tecnologia têm a preferência dos clientes. Cerca de 86% dos entrevistados, disseram que pretendem investir nesses papéis, segundo o Valor Econômico.

Investimentos

Os pequenos investidores têm, então, novas opções à vista para diversificação das carteiras de investimento. A abertura das vendas para o varejo, colocam à disposição deles 650 novos ativos no mercado brasileiro. No primeiro dia de negociações, foi registrado um aumento de 64,7% das vendas de BDRs, graças às novas regras. Esse aumento é comparado com a média diária registrada ao longo de 2020.

Arrojo

Esse cenário mostra que o brasileiro tem se mostrado mais arrojado ao investir na bolsa. O baixo retorno de investimentos em fundos, por exemplo, tem feito muitos brasileiros passarem a investir mais em renda variável. Só nos últimos cinco anos, houve uma expansão de 600% nos aportes de pessoas físicas na B3.

Cautela

No entanto, como são ainda novas opções para os investidores, as BDRs exigem certos cuidados. Isso porque quem pretende investir precisa conhecer bem a companhia na qual pretendem colocar seus recursos. O risco é não ter o retorno adequado ou abaixo do esperado e assim acabar perdendo parte do patrimônio no que foi investido.

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: