Por: Fabrizio Gueratto

Sempre falo que é possível investir em qualquer coisa, desde que duas perguntas estejam muito bem respondidas: por que invisto e qual percentual da minha carteira posso alocar neste determinado ativo?

Com estas duas respostas muito bem fundamentadas é possível ter Bitcoin, Oi (OIBR3 e OIBR4), IRB Brasil RE (IRBR3) ou qualquer outra.

Aliás, tenho os três investimentos citados, mas em percentuais pequenos e que me causariam pouco impacto se todos virassem pó.

Porém, o ser humano quer sempre dar a grande tacada da vida, encontrar aquele investimento que ninguém está vendo e poderá multiplicar por dez o seu patrimônio.

É algo que vai além da ganância. Está intimamente ligado à sensação de ser mais esperto que os outros. Algo parecido com a lei de Gerson.

Banco Inter (BIDI11 e BIDI4): o risco que o investidor não olha
Banco Inter (BIDI11 e BIDI4): o risco que o investidor não olha

BIDI11: como as ações do Banco Inter subiram mais de 130%?

Um exemplo que tento entender é como as ações do Banco Inter (BIDI11) subiram mais de 120% desde a sua mínima em 2020, durante o caos causado pelo coronavírus.

Seria o mesmo motivo que fez com que as ações da Magazina Luiza (MGLU3) tivessem forte alta após o balanço apontar prejuízo?

Negativo, a Magalu é uma empresa à parte. Existe a Magalu e existem as outras empresas listadas na B3 (B3SA3).

A eficiência, inovação, agressividade e visão de negócio do Fred Trajano e seu time não servem como parâmetro para absolutamente nada. É o mesmo que colocar no ringue o Anderson Silva com o Chapolin Colorado.

Então o que explica a forte alta?

BIDI11: prejuízo do Banco Inter

Talvez os resultados dos últimos trimestres. Se observarmos, no primeiro trimestre de 2020, o Banco Inter apresentou prejuízo.

No segundo trimestre, por outro lado, o lucro foi de pouco mais de R$ 2 milhões, ou seja, uma queda de mais de 90% se comparado a igual período do ano passado.

Se olharmos um múltiplo simples do mercado financeiro, que é o PL (Preço / Lucro), encontraremos um número de 575.

Isso significa que, baseado no lucro de hoje da empresa, o investidor levará 575 anos para reaver o seu investimento.

Claro que nenhum dado pode ser olhado isoladamente e não pode ser determinante para a tomada de decisão.

Porém, de maneira concreta, não existe nenhum fator que explique a grande valorização das ações nos últimos meses, nem sequer a subida no número de clientes, quase sete milhões, que o consolidou como o segundo maior banco digital do país em número de contas abertas, atrás apenas do Nubank.

BIDI11: Banco Inter é uma promessa

Claro que quando investimos em uma ação, observamos o potencial que ela tem nos próximos anos e não apenas o cenário atual.

Isso quer dizer que, o Banco Inter é uma promessa que pode ser concretizada, ou não!

Porém, hoje, não existem elementos sólidos que sustentem que a operação será extremamente rentável no médio e longo prazos.

O número de clientes com certeza é um dos maiores ativos que uma empresa pode ter, pois, através do público, é possível obter diversas fontes de receita.

No entanto, somente este fator não garante o sucesso. Mais uma vez creio que duas perguntas precisam estar respondidas: Por que investe e quanto investe?

BIDI11

Veja mais detalhes sobre o acordo do Banco Inter com a Liberty e assista ao vídeo sobre o preço-alvo das ações do Banco Inter:

https://www.youtube.com/watch?v=Os0R7ck3MPU&feature=emb_logo

Banco Inter na Bolsa

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: