Os lotes padrões de BDRs (Brazilian Depositary Receipts, recibos de ações estrangeiras) e de ETFs (fundos de índices) de renda variável serão reduzidos a partir do dia 28 de setembro, informou a B3 (B3SA3).

Segundo o Valor Econômico, a expectativa da bolsa brasileira também é liberar em outubro o acesso dos BDRs aos investidores pessoa física.

A quantidade mínima negociada de BDRs do tipo não patrocinados (quando a empresa não tem vínculo com a emissão daquele ativo) nível 1, ETFs de renda variável e as opções sobre ETFs de renda variável passarão das 10 unidades atuais para uma unidade.

Os BDRs patrocinados nível 2 ou 3 passarão de 100 unidades para uma unidade também.

Até agora, os negócios com BDRs são restritos a investidores qualificados, com mais de R$ 1 milhão em ativos financeiros, e estão a caminho de ficarem acessíveis a qualquer investidor.

“Nossa expectativa é que no mês de outubro as pessoas físicas possam efetivamente investir em ações internacionais”, afirma Mario Palhares, diretor de produtos listados da B3.

Leilão na B3: PPP de Iluminação Pública garante deságio de 62%

Nova regra

A nova regra também permite o desenvolvimento do mercado de ETFs no Brasil, pois a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou a negociação de ETFs estrangeiros e títulos de dívida como lastros dos BDRs.

“É mais um importante passo para impulsionar a liquidez e volumes do produto”, afirma Felipe Paiva, diretor de relacionamento com clientes da B3.

Desde 1º de setembro entraram em vigor as novas regras para negociações de BDRs para pequenos investidores, o que abrirá caminho para investimentos em ações, ETFs e títulos de dívida no exterior.

O anúncio das mudanças nas regras, que já eram esperadas, foi amplamente comemorado por um mercado que vem demonstrando cada vez mais apetite pela diversificação e disposto à tomada de risco em busca de retornos maiores.

B3SA3: CVM

A B3 afirma que tem trabalhado para a operacionalização dos produtos, submetendo seus regulamentos para aprovação da CVM, e somente após a validação da autarquia os investimentos ficarão disponíveis para o público de varejo.

Veja B3SA3 na Bolsa:

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: