Ações mundiais afundam enquanto temores de vírus compensam esperanças de recuperação

As ações europeias medidas pelo índice STOXX 600 abriram 0,3% mais fracas

Os mercados de ações globais despencaram na segunda-feira (18), com o aumento dos casos de Covid-19 compensando as esperanças dos investidores de uma rápida recuperação econômica, enquanto a economia chinesa registrou uma recuperação melhor do que o esperado no quarto trimestre de 2020.

De acordo com a Reuters, as ações europeias medidas pelo índice STOXX 600 abriram 0,3% mais fracas, após negociações fracassadas de fusão entre a varejista francesa Carrefour e a Alimentation Couche-Tard.

O DAX da Alemanha caiu 0,2%, o índice CAC 40 da França caiu 0,3% e o índice FTSE MIB da Itália caiu 0,3%. O índice FTSE 100 da Grã-Bretanha caiu 0,1%.

Na Ásia, as blue chips chinesas ganharam 0,8% depois de a economia ter crescido 6,5% no quarto trimestre, em relação ao ano anterior, superando as previsões de 6,1%.

A produção industrial de dezembro também superou as estimativas, embora as vendas no varejo tenham errado o alvo.

“A recuperação da demanda doméstica ainda carece de um apoio sólido”, disse Lauri Hälikkä, estrategista de renda fixa e câmbio do SEB. “Surtos esporádicos de vírus intensificaram os riscos negativos no curto prazo.”

Hallika disse que o impacto dos últimos bloqueios regionais e dos testes em massa provavelmente será limitado e de curta duração.

Expectativa de pacote de auxílio financeiro eleva ações mundiais nesta sexta-feira

China

A recuperação na China foi um contraste marcante com os Estados Unidos e a Europa, onde a disseminação do coronavírus atingiu os gastos dos consumidores, sublinhados pelas deprimentes vendas no varejo nos Estados Unidos, relatadas na sexta-feira.

Os dados fracos de gastos do consumidor dos EUA na semana passada ajudaram os títulos do Tesouro a reduzir algumas de suas perdas recentes e os rendimentos de 10 anos estavam sendo negociados a 1,087%, abaixo do pico da semana passada de 1,187%.

Dólar

O clima mais sóbrio, por sua vez, impulsionou o dólar-porto-seguro, pegando um mercado baixista profundamente vendido. Os especuladores aumentaram sua posição vendida em dólar para a maior desde maio de 2011, na semana encerrada em 12 de janeiro.

Também são evidentes as dúvidas sobre quanto do pacote de estímulo do presidente eleito dos EUA, Joe Biden, conseguirá passar pelo Congresso devido à oposição republicana, e o risco de mais violência em sua posse na quarta-feira.

Em outros lugares nos mercados asiáticos, o Nikkei do Japão caiu 0,8% e saiu de uma alta de 30 anos.

Índice MSCI

O índice MSCI’s All Country World, que acompanha ações de 49 países, caiu 0,1%, uma queda pela segunda sessão, depois de bater recordes apenas na semana passada.

Os futuros do E-Mini para o S&P 500 caíram 0,2%, embora Wall Street esteja fechada na segunda-feira por um feriado.

Bolha?

Os investidores discutiram se os mercados estão em uma bolha ou podem estar caminhando para uma bolha.

Em uma carta mensal aos clientes na semana passada, Mark Haefele, diretor de investimentos do UBS Global Wealth Management, disse que todas as pré-condições para uma bolha estão no lugar.

“Os custos de financiamento estão em níveis recordes, novos participantes estão sendo atraídos para os mercados e a combinação de alta economia acumulada e baixos retornos prospectivos sobre ativos tradicionais criam os meios e o desejo de se envolver em atividades especulativas”, disse ele, alertando que em nos próximos meses, os investidores precisarão prestar atenção especial aos “riscos de uma reversão da política monetária, aumento da valorização das ações e taxa de recuperação pós-pandemia”.

Especulação

Haefele disse, no entanto, que embora veja bolsões de especulação, o mercado de ações mais amplo não está em uma bolha.

O Bitcoin da criptomoeda foi negociado em alta de 1,2%, alcançando $ 36.236.

O índice do dólar devidamente se firmou em 90,908, seu mais forte desde 21 de dezembro, e longe de seu recente mínimo de 2-1 / 2 ano em 89,206.

O euro recuou para $ 1,2065, de seu pico de janeiro em $ 1,2349, enquanto o dólar se manteve estável sobre o iene em 103,78 e bem acima da baixa recente em 102,57.

Câmbio

O dólar canadense caiu para $ 1,2792 por dólar depois que a Reuters informou que Biden planejava revogar a licença para o oleoduto Keystone XL.

A escolha de Biden para a secretária do Tesouro, Janet Yellen, deve descartar a busca por um dólar mais fraco ao testemunhar no Capital Hill na terça-feira, informou o Wall Street Journal.

Os preços do ouro subiram 0,4%, para US $ 1.833 a onça, em comparação com o pico de janeiro de US $ 1.959.

Os preços do petróleo geraram lucro devido às preocupações de que a disseminação de bloqueios cada vez mais rígidos em todo o mundo afetaria a demanda.

Os futuros do petróleo Brent caíram 0,6%, a $ 54,58 o barril, enquanto o petróleo dos EUA caiu 0,4%, para $ 52,15.

  • Só clique aqui se já for investidor
você pode gostar também

Comentários estão fechados.