Vale (VALE3 e VALE4) em crise? Ações recuam quase 3% após queda nas vendas do minério de ferro

Segundo relatório, a companhia produziu 89,4 milhões de toneladas de minério de ferro e vendeu 75,9 milhões

Na noite de ontem (19), a companhia Vale (VALE3 e VALE4), maior mineradora do Brasil, divulgou um relatório com os números de produção e venda do minério de ferro.

Entre os meses de julho e setembro, a produção aumentou 18,1% na comparação trimestral. Com isso, a empresa produziu 89.4 milhões de toneladas da matéria-prima, somando 233 milhões no ano. Todavia, os 75,9 milhões vendidos não agradaram o mercado.

Quer saber mais? Então, descubra se resultados da Vale foram positivos ou negativos:

Cenário positivo ou negativo?

De acordo com alguns analistas, a produção do minério de ferro ficou acima das expectativas. No entanto, as vendas vieram um pouco abaixo do esperado, tendo um avanço de apenas 1,4% em relação ao trimestre anterior.

“A adoção de estratégia de preservação de margens sugerida pela companhia não deve se desdobrar, no entanto, em dificuldades para o atingimento da banda mínima do guidance de produção de minério de ferro deste ano”, comentou a Ativa Investimentos.

Após a notícia, as ações da Vale caíram quase 3%, recuando para R$ 76,66. Nos últimos meses, os papéis da mineradora vem sofrendo uma forte queda, arrastando o índice Ibovespa para um de seus piores momentos.

Vale (VALE3) vê desvalorização em seu maior patamar e perde o posto de empresa mais valiosa da América Latina; veja se ainda vale a pena investir
Prédio da Vale

Posicionamento da Vale

Segundo a mineradora, a diferença entre o número de vendas e produção se deve a estratégia “value over volume”. Com isso, a Vale visa reduzir a comercialização de produtos de minério de ferro de alta sílica devido aos preços do mercado internacional, que encontram-se em queda.

Por outro lado, analistas da XP Investimentos (XPBR31) esperam que o volume de minério acumulado para a manutenção dos valores seja revertido no próximo trimestre.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais