IPO: empreiteira Método Engenharia pede registro para oferta inicial

A empreiteira Método Engenharia pediu na sexta-feira (23) aval para realizar sua oferta inicial de ações (IPO), tentando sair na frente de rivais enfraquecidas por escândalos de corrupção.

A companhia contratou XP e Genial Investimentos para coordenar a operação, por meio da qual planeja captar recursos para reforçar o capital de giro, ajustar a estrutura de capital e comprar rivais.

“O principal objetivo da companhia é fortalecer sua posição de consolidador no setor de engenharia e construção, tornando-se o principal player em engenharia no Brasil”, afirma a Método no documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A transação também servirá para venda de participação detida pelo grupo controlador, a Método Administração e Participações.

IPO: construtora Plano & Plano pretende levantar R$1 bi

IPO: Método

Criada em 1973 e com sede na capital paulista, a Método se apresenta como a quarta maior firma de engenharia do país por faturamento, atrás de Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e U&M, com dados de 2019.

Cinco anos antes, era a 11ª, mas várias das rivais foram atingidas pelos efeitos da operação Lava Jato, que revelou grandes esquemas de corrupção, muitos envolvendo a Petrobras, e as deixou em grande fragilidade financeira.

A Método afirma atuar nos segmentos industrial, de construção civil pesada e o negócio de obras rápidas, que inclui desde redes de fornecimento de gás encanado até agências bancárias e franquias de restaurantes.

Grandes obras

Entre as grandes obras das quais a Método participa estão o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), dentre os cerca de 380 contratos nos setores de energia, óleo e gás, indústria de transformação, portos e infraestrutura.

No terceiro trimestre, a Método foi contratada para tocar projetos de redes de gás para a Comgás no Vale do Paraíba (SP), obras do Banco Santander Brasil e serviços de manutenção em unidades de Camaçari da Braskem.

Segundo informações do prospecto preliminar, a Método teve receita líquida de 480,8 milhões de reais nos primeiros nove meses de 2020, aumento de 27% ante mesma etapa do ano anterior.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais