A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) recebeu cinco pedidos de oferta pública inicial (IPO) de empresas interessadas em participar do mercado de capitais.
O movimento confirma o bom momento vivido pelo setor com companhias de diversos segmentos tentando acessar a B3 e, com isso, captar dinheiro para reinvestimentos.
De acordo coma autarquia, o bloco de ontem incluiu companhias tão distintas quanto a varejista on-line Privalia, a produtora de etanol de milho FS, passando pela financiadora automotiva Rodobens, a fabricante de LED Unicoba e o grupo hospitalar Mater Dei.
Essa leva vem na esteira de nada menos que 13 estreias na Bovespa até agora em 2021, em ofertas iniciais de ações (IPOs) que já movimentaram R$ 19,2 bilhões.
CVM: operações e análise
Ainda de acordo com a autarquia, com 37 operações em análise e outras dezenas de companhias pretendendo pegar o mesmo caminho, estimuladas pelo juro básico na mínima de 2% ao ano, a previsão de especialistas é de que esse mercado supere facilmente os R$ 45,3 bilhões levantados em 27 operações do tipo no ano passado, já o pico desde o boom de 2007.
O número só não é maior porque os sonhos de tocar a campainha na estreia das ações na B3 foram interrompidos para várias outras, que desistiram dos planos quando perceberam que os investidores não estavam dispostos a pagar quanto elas desejavam por suas ações. Só em 2021, dez empresas desistiram.
Cenário
Esse cenário mostra a complexidade do ambiente atual para muitas empresas do País. Mesmo com juros historicamente baixos no Brasil e no mundo, investidores têm se mostrado que não estão dispostos a comprar qualquer história de investimento.
Das desistências recentes, a maioria é de empresas de setores promissores, quatro construtoras, que não tiveram a mesma sorte das seis que chegaram à B3 no ano passado, ano em que outras dez companhias também preferiram suspender seus IPOs.
- Só clique aqui se já for investidor
Mercado
Mesmo dentre as que chegaram ao mercado, algumas tiveram que aceitar vender suas ações no preço mínimo que esperavam, casos da Eletromidia, da Oceanpact e da CSN Mineração, só para citar as estreias desta semana.
O caso da Cruzeiro do Sul, que estreou na semana passada, foi ainda mais agudo, com a empresa de educação vendendo sua ação a R$ 14 por papel, abaixo da faixa estimativa fixada pelos coordenadores, de R$ 16,40 a R$ 19,60.