Banco Inter não irá mais listar suas ações nos EUA? Entenda o que está acontecendo

"A reorganização não pode ser realizada neste momento por causa de pagamento de cash out e cenário adverso do mercado”

Nesta sexta-feira (3), o Banco Inter (BIDI11) afirmou que irá continuar com a reorganização societária que visa levar suas ações para a bolsa norte-americana Nasdaq.

O posicionamento se contrapõe à afirmação que o banco fez um dia antes, na quinta-feira (2), quando disse que os pedidos de direito de resgate feitos pelos acionistas ultrapassou 2 bilhões de reais. O valor é superior ao esperado, assim, a empresa não iria mais continuar com o plano. No entanto, o cenário mudou.

“A reorganização não pode ser realizada neste momento por causa de pagamento de cash out e cenário adverso do mercado”, afirmou o Inter em comunicado.

Banco Inter decide sair da B3

Em outubro, o Banco Inter informou ao mercado que faria uma reorganização societária. De acordo com o banco digital, essa reorganização resultaria na saída de todas as suas ações da Bolsa de Valores brasileira (B3), seguida pela listagem na Bolsa Nasdaq dos Estados Unidos.

Contudo, para os brasileiros, a instituição financeira vai disponibilizar BDRs (Brazilian Depositary Receipts – certificados que representam ações de empresas negociadas no exterior).

Razões e contexto

As ações do banco digital tiveram uma queda forte em setembro, caracterizando seus ativos como os que mais caíram na B3 durante o período.

A baixa drástica pode ter sido causada por várias razões. Entre elas, o cenário externo cauteloso, o interno bagunçado, além de boatos de que o Banco Inter fosse ter perdas muito grandes.

Junto com isso, a junção do Inter com a empresa de maquininhas Stone (STOC31) fez o mercado se questionar. Afinal, devido ao Pix e as facilidades de pagamentos, muitas empresas de cartão de crédito estão em declínio.

Plataforma do Banco Inter

O que acontece com os acionistas?

Basicamente, com a saída do Banco Inter da B3 e a sua entrada na Bolsa de Tecnologia Americana (Índice Nasdaq), as ações daqueles que investiam no banco digital serão substituídas por BDRs.

Na prática, um investidor que tem 100 ações do Inter, vai receber o equivalente a 100 ações em BDRs. Contudo, isso depende de quanto valerá um BDR da empresa, podendo ser uma quantidade maior do que a dos ativos aqui no Brasil.