Em Setembro, o IFIX, índice de fundos de investimentos imobiliários (FIIS), apresentou desempenho positivo, subindo 0,3% no mês e retomando a recuperação vista desde meados de março, após o sell-off desencadeado pela explosão da pandemia.
O levantamento é da Guide Investimentos, cuja carteira apresentou desempenho de 2 p.p. superior ao índice, registrando alta de 2,3%, influenciada, principalmente, pelo segmento de recebíveis imobiliários.
“Alguns fatores favoreceram o desempenho positivo tanto da carteira quanto do índice, como a retomada mais forte de atividades presenciais das empresas beneficiando o segmento de lajes corporativas e alívio de restrições com maior tempo permitido de funcionamento dos lojistas para o segmento de shoppings”, registraram os analistas no relatório.
- Acesse 1Bilhão.
E acrescentaram: “as projeções do FOCUS para inflação continuaram apontando tendências de alta, o que levou fundos de recebíveis imobiliários expostos a indexadores de inflação apresentarem desempenho acima de seus pares mais focados em CDI.”
Por conta disso, a Guide diz acreditar que o fluxo de notícias, no mês de agosto, contribuiu para o alívio parcial das principais ressalvas dos investidores sobre os impactos da pandemia no setor imobiliário, ao mesmo passo que os fundamentos do setor continuaram sustentando sua atratividade.
FIIS: números do Setor
De acordo com os últimos dados da B3, no mês de Agosto de 2020, o mercado de Fundos Imobiliários atingiu um volume negociado de R$ 4,0 bilhões, representando um crescimento de 33% na comparação com o mesmo período de 2019.
O Patrimônio Líquido continuou crescendo, totalizando R$ 107 bilhões, enquanto o setor continuou a provar sua atratividade frente ao cenário de juros baixos, batendo a antológica marca de mais de 1 milhão de investidores, o que representa um aumento de 57% comparado a dezembro de 2019.
Comentários estão fechados.