A Petrobras (PETR4) informou que a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aprovaram o Plano Petros 3 (PP-3).
O plano será uma opção previdenciária exclusiva para a migração voluntária e pontual dos participantes e assistidos dos planos Petros, do sistema Petrobras repactuados e não repactuados, ambos pós-70.
Segundo o comunicado da estatal, a previsão é do início da operacionalização do novo plano no segundo trimestre de 2021.
Licitação
Três consórcios com a participação de estaleiros asiáticos estão se preparando para fazer oferta à Petrobras em 1º de fevereiro, na primeira licitação para a contratação de plataformas próprias em mais de sete anos, afirmaram à Reuters quatro fontes próximas à concorrência que poderá envolver bilhões de dólares.
De acordo com o portal Terra, A licitação, lançada em julho de 2020 pela Petrobras, prevê a contratação das plataformas P-78 e P-79, para o importante campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, a principal aposta da companhia na garantia do crescimento de sua curva futura de produção.
Nesta etapa, as empresas apresentarão seus preços, além da proposta técnica.
Pré-qualificados
No total, foram pré-qualificadas para essa nova licitação dez empresas, nacionais e internacionais, segundo a petroleira informou anteriormente. Mas, devido ao modelo de contratação, as duas afretadoras que constavam na lista de habilitadas (SBM Offshore e Modec) decidiram não realizar lances, de acordo com as quatro fontes.
Ambas as plataformas terão capacidade para processar diariamente 180 mil barris de óleo e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás. A previsão é de que essas unidades entrem em operação em 2025.
Plataformas de tamanho similar têm custo de construção estimado em cerca de 1,7 bilhão de dólares, segundo uma fonte.
Veja PETR4 na Bolsa:
- Só clique aqui se já for investidor
Comentários estão fechados.