Vale (VALE3) se torna empresa ‘sem dono’, mas fundos ainda mantêm poder de voto, diz jornal

Vale (VALE3) se torna empresa ‘sem dono’, mas fundos ainda mantêm poder de voto, diz jornal

Nesta segunda-feira (9) a Vale (VALE3) se torna uma companhia sem dono. Ao menos no papel. A data marca o fim do acordo que concentrava o poder de decisão da mineradora nas mãos de poucos acionistas. A informação é do Estadão.

Conforme o jornal, a extinção formal do bloco de controle, porém, é vista como mais uma etapa no processo de evolução da governança da Vale.

A primeira prova de fogo para saber se a empresa caminha para ser uma corporation – jargão do mercado para definir companhias de capital pulverizado – de fato será a eleição do conselho, na assembleia de acionistas de 2021.

Vale

Privatização

Oriundo da privatização da Vale, em 1997, o bloco de controle que se desfaz nesta segunda era formado por Litel/Litela – que reúne os fundos de pensão estatais, sendo a Previ de participação mais relevante -, Bradespar, Mitsui e o BNDESPar, braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Do ponto de vista da governança, a expectativa é que, em empresas sem um grupo controlador atuando de forma articulada, haja menos assentos carimbados e um conselho indicado de forma mais independente.

Na Vale, o primeiro teste será em abril, quando haverá eleição para as 13 vagas do colegiado – das quais uma é indicada pelos empregados – com mandato até 2023. Atualmente, a maior parte dos conselheiros tem ligação com o bloco de controle e há apenas três nomes independentes.

Comitê

Para auxiliar a renovação, a companhia criou em julho um comitê de nomeação, liderado pelo ex-presidente da Petrobrás e presidente do conselho da BRF, Pedro Parente, e Alexandre Gonçalves Silva, presidente do Conselho de Administração da Embraer.

O comitê tem entrevistado investidores e os atuais membros do colegiado. A ideia é que o órgão recomende as competências, perfis e potenciais candidatos ao conselho. Se aprovados, os nomes serão submetidos à Assembleia-Geral Ordinária.

Veja VALE3 na Bolsa:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.