BITCOIN- É SEGURO INVESTIR?

O BITCOIN (BTC) é sem dúvida nenhuma a mais famosa das criptomoedas, além de ser a primeira moeda digital do mundo. Criada por um desconhecido programador chamado Satoshi Nakamoto, ela foi criada para combater o monopólio das moedas tradicionais, como dólar e euro, por exemplo. Não existe um banco central ou uma casa da moeda que regulamente ou emita as criptomoedas. O próprio sistema foi criado para que sejam emitidas apenas 21 milhões de unidades apenas, o que deve ser finalizado nos próximos anos. Como qualquer moeda no mundo, o principal objetivo não é servir como investimento, mas sim, como uma ferramenta para comprar produtos e serviços. ”Se pensarmos que qualquer coisa que tenha potencial de valorização pode ser chamado de investimento, então, o BITCOIN pode sim ser considerado”.

BITCOIN (BTC) x VOLATILIDADE

Entretanto, o BITCOIN é um ativo de alto risco. Em um espaço de menos de um ano desvalorizou de US$ 20 mil para pouco mais de US$ 3 mil, assim como também já teve grande valorização em um curto espaço de tempo, como está ocorrendo agora, com valorização de 100% em 3 meses. Pode-se ganhar muito, assim pode pode-se perder muito”, explica Fabrizio Gueratto, Financista do Canal 1Bilhão Educação Financeira. Isso quer dizer que do ponto de vista de investimento possui altíssimo risco, com oscilações maiores do que do tradicional mercado de ações. Hoje, na atual B3 (Bolsa de Valores) do Brasil existe 1 milhão de investidores, enquanto que em criptomoedas no país estima-se que exista o dobro, 2 milhões.

BITCOIN X ATAQUE HACKER

Na entrevista que o Canal 1Bilhão fez com exclusividade com o Fausto Botelho, um dos maiores analistas gráficos de criptomoedas, o especialista explicou que existe sim o risco de ser roubado por hackers ou então por corretoras não confiáveis. “O Blockchain, que é a rede com milhares de computadores e códigos de criptografias em que ficam armazenadas todas as transações com BITCOINS (BTC) jamais foi quebrada, portanto, podemos falar que sim, é super seguro. Entretanto, deixar o dinheiro em uma corretora é um péssimo negócio. Dinheiro e Bitcoin em corretora é apenas pelo tempo de 15 minutos, que é o tempo de concretizar a transação. Se a instituição for hackeada ou simplesmente quebrar, não tem para quem reclamar”, ressaltou durante a entrevista. Quando questionado se em caso de um cliente perder seu investimento, for roubado ou qualquer outro problema o especialista brincou e disse para quem esta pessoa pode reclamar; “Reclama para o Bispo”, diverte-se.

BITCOIN X DÓLAR

Durante o bate-papo Fausto Botelho explicou que o ativo mais seguro do mundo, o dólar, é falso do ponto de vista da emissão. “Os EUA têm a máquina de impressão de moeda que eles podem emitir o quanto querem e isso gera inflação. Se pensarmos por este ponto de vista o dólar deles é falso. O Bitcoin tem um número limitado de moedas e pronto. Existem mais milionários no mundo do que Bitcoins. Isso significa que, se cada um destes milionários resolver ter um Bitcoin guardado como investimento ou até mesmo usá-lo para comprar produtos e serviços já teremos uma grande valorização”, finaliza.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.