Confira as principais notícias do mercado tradicional e de criptoativos.
Mercado: Bitcoin em queda e Theta avança
O bitcoin cai abaixo dos US$50 mil, enquanto os tokens ATOM, THETA e UNI avançam.
O Bitcoin parece correlacionado com o mercado tradicional. Ontem, o Nasdaq Composite Index caiu 2,7% e o btc desabou -6% nas últimas 24 horas. A correlação entre os dois mercados começou a ficar mais clara na semana passada, quando a euforia das bolsas cessaram devido ao aumento dos juros na renda fixa – causando retirada de capital e queda.
O motivo para essa correlação? A entrada dos investidores institucionais, muitos dos quais são verdadeiras raposas de Wall Street.
Apesar disso, criptoativos como a UNI, THETA e ATOM nadam contra a corrente.
Para quem não conhece, as propostas de cada um dos tokens acima citados é:
- UNI: Esse é o token da exchange descentralizada Uniswap. Ele serve para auxiliar na governança do protocolo, permitindo aos detentores votos em atualizações e melhorias. Falamos mais sobre ele aqui.
- ATOM: É o token oficial da rede Cosmos, criada para facilitar a interoperabilidade entre blockchains, uma espécie de “http” das criptomoedas.
- Theta: Uma rede de streaming de vídeo que utiliza o blockchain para fazer pagamentos e registrar usuários. O projeto tem diversos parceiros como Sony, Binance e Blockchain.com.
Política: Queda no dólar e novela da Petrobras
O dólar amanheceu em queda (-1,22% às 9:30) após o presidente da Câmara, Arthur Lira, ter descartado a saída do Bolsa Família na abrangência do teto de gastos com a nova PEC Emergencial. O valor da nova rodada de auxílios deve ser publicada via MP após a aprovação da PEC Emergencial pelo Senado.
No entanto, não é para se animar. Arthur Lira cancelou a reunião sobre a Reforma Administrativa marcada para hoje com Tiago Mitraud (NOVO).
Do outro lado, a novela da Petrobras continua. Minoritários vão à CVM pedir investigação sobre operações atípicas com Petrobras – Segundo o presidente da Abradin, há fortes indícios de que as operações tenham sido feitas com uso de informação privilegiada e que o caso precisa de apuração. – Valor Econômico
Falando em estímulos, o Senado dos EUA quer aprovar o novo pacote de US$1,9 tri até o final de semana.
Leia também: Dividendos: deputado propõe cobrança de Imposto de Renda sobre proventos
O conteúdo Bitcoin e dólar caem, enquanto Theta avança 16% apareceu primeiro em Cointimes.