Ether já valorizou mais de 1070%, qual o futuro do token?

Por conta de algumas tecnologias que serão implementadas na rede e também o crescimento do mercado onde ele está inserido, a Web 3.0, o ETH tem uma promissora perspectiva para o futuro.

 

O seguinte artigo vai explicar todas as características do ativo e também as respectivas previsões de valorização que foram expostas por aí.

To the Moon

Em um relatório vazado da gigante Goldman Sachs de Wall Street, a segunda maior criptomoeda, de acordo com a análise, tem uma “grande chance” de ultrapassar o Bitcoin. Dada a importância dos usos reais, conforme os analistas do Goldman, Ether tem uma grande chance de ultrapassar o Bitcoin como reserva de valor dominante, além de chamarem o Ethereum de “Amazônia da informação”.

 

“O ecossistema ethereum oferece suporte a contratos inteligentes e fornece uma maneira de criar  aplicativos em sua plataforma”, escreveram os analistas da Goldman Sachs.

 

“Ao contrário do bitcoin, o ethereum não é apenas um token de valor, o que significa que ele realmente alimenta todos os casos de uso construídos em cima do blockchain ETH,” Kosala Hemachandra, presidente-executivo da MyEtherWallet, disse a Forbes em comentários por e-mail.

 

Ainda esse ano, um painel de especialistas previu que o ethereum deve subir para quase US$ 20.000 até 2025, um aumento de 400% em relação ao seu preço atual, com “grandes atualizações” na rede do ethereum potencialmente empurrando-o para a lua.

 

O painel, incluindo o presidente-executivo da Coinmama, Sagi Bakshi, e o economista-chefe da ConsenSys, Lex Sokolin, entrevistados pelo site Finder, apontou para a popularidade crescente das finanças descentralizadas (DeFi) e NFTs, dando ao ethereum um caso de uso maior do que o bitcoin.

 

“[DeFi], que até agora está construindo um sistema financeiro alternativo que é mais acessível e democratizado, é amplamente construído por meio de aplicativos descentralizados na rede ethereum,” disse Iwa Salami, membro do painel e conferencista sênior da University of East London.

 

Segundo o próprio co-fundador do ethereum Vitalik Buterin, uma atualização proposta para a rede que irá destruir (ou “queimar”) tokens de eth pode significar que o ethereum se torna mais “sólido” do que o bitcoin.

 

“Se o bitcoin e seu suprimento fixo é dinheiro sólido, então se você tem um suprimento decrescente, isso gera no ethereum um dinheiro ultra-sólido?”, perguntou Buterin, falando em um episódio recente do podcast Tim Ferriss Show ao lado do investidor em tecnologia Naval Ravikant.

 

“Dinheiro sólido/forte” refere-se à estabilidade e utilidade de uma moeda como reserva de valor.

 

Fonte: twitter.com/BanklessHQ/

O valor do Ether

Nos últimos 365 dias o ether valorizou mais de 1070%.

 

Fonte: TradingView.com

 

O caso da valorização do token Ether está bastante correlacionado com a alta do mercado cripto no geral. Entretanto, o ativo tem suas próprias peculiaridades.

 

Por ser um token nativo da rede Ethereum, o ETH é transacionado toda vez que acontece uma troca de valor e informação (smart contracts). Para rodar essa plataforma, que também serve de apoio para os protocolos Defi, exige-se o pagamento de taxas de transação, chamadas de Gás.

 

Você já ouviu o seu vizinho reclamar que o preço do gás tá muito caro? Realmente está. No Brasil e na rede Ethereum se ouvem reclamações do tipo. Voltando ao caso da Ethereum, os participantes da rede estão há algum tempo sugerindo e votando uma atualização no protocolo para solucionar esse problema.

 

É o caso do código EIP-1559, incluído na atualização da rede chamada London, que tornará as taxas de transação fixas. Em vez do usuário pagar de acordo com a demanda em um sistema de oferta as taxas serão fixas, o chamado “BASE FEE”. Já o TIP será uma espécie de gorjeta para os mineradores, na qual o usuário pode pagar para pedir prioridade à sua transação.

 

Uma solução rápida é o “rollup”. A tecnologia, que virá antes da atualização da Ethereum 2.0, acumula transações e as encaixa em um único bloco. Conhecida também como “Layer 2”, ou segunda camada, ela é uma eficiente ferramenta que ajuda a resolver o problema de escalabilidade da rede.

 

Buterin disse que aumentará a velocidade das transações por um fator de 100. Entretanto, essa é uma faca de dois legumes, Rollups aliviam a carga no Ethereum redistribuindo parte da responsabilidade de processar uma transação para outra cadeia, o que pode mover a rede para longe da descentralização.

 

O papel de Ether como um ativo em Ethereum

Então para entender, depois das atualizações, a valorização do Ether está ligada ao seu enorme potencial utilitário. Boa parte dessa tese está baseada no crescimento do segmento de finanças descentralizadas e também na transformação da internet que conhecemos hoje.

 

Ethereum é a base para a construção de um sistema financeiro alternativo baseado na Internet 3.0. Esse sistema financeiro tem a capacidade de ser totalmente aberto e sem a necessidade de um terceiro de confiança. Sendo assim, este modelo precisará de um dinheiro nativo para operar. As aplicações financeiras neste novo cenário precisam de uma forma de garantia para sua operação, e o único ativo verdadeiramente confiável no Ethereum é o Ether.

 

Fonte: newsletter.bankless 

Como resultado dessa demanda, o Ether pode ser entendido como uma “trifeta econômica” ou um ativo de “ponto triplo” que satisfaz todos os requisitos de uma nova economia de uma só vez. Como resultado disso, o Ether desponta como o melhor modelo de dinheiro já desenvolvido.

 

Fonte: newsletter.bankless

Como ele conseguiu essa proeza? Não é muito difícil de explicar.

 

Entenda que existem três classes de ativos, como explica o artigo de Robert Greer de 1997 What is an Asset Class Anyways?:

 

  • Ativos de capital – Ativos que são produtivos, que produzem uma fonte contínua de valor. Eles geram valor, dinheiro e fluxo de caixa. Os exemplos incluem ações, títulos, imóveis para aluguel.
  • Ativos Transformáveis ​​/ Consumíveis –  São ativos que você pode consumir, queimar, usar somente uma vez ou pode transformá-lo em outro ativo. Sempre o seu consumo produz rendimento econômico. Os exemplos incluem ouro, petróleo, commodities (soja, café, laranja) ou energia.
  • Ativos de reserva de valor –  Este não pode ser consumido e o seu valor persiste no tempo e no espaço. Ele é essencialmente escasso. Exemplos incluem ouro, moedas, imóveis, arte ou bitcoins.

 

O token Ether, consegue ser ao mesmo tempo, inserido na camada de liquidação global nativa da Internet para ativos digitais, todos esses tipos de ativo. Por isso mesmo podemos afirmar que a Ethereum tem um papel imprescindível na transação de valor dentro da internet.

 

Primeiro, sendo o meio de distribuição de valor na rede Ethereum, o token se torna um Ativo de Capital inserido na Aplication Layer da internet. Além dos detentores do token terem o direito de governança sobre o ativo, eles também receberão os dividendos pelo uso da rede. É como se você fosse o acionista da rede, pois o Ether é o título que te dá permissão sobre as taxas de transação. Então a cada seis minutos você ganha uma porcentagem do seu Ether de volta em relação ao Stake.

 

Segundo que ele é também um Ativo Transformável ​​/ Consumível, já que ele funciona como substrato econômico de toda a rede. Toda vez que você move um ativo, que um empréstimo é gerado, uma troca é feita, uma call ou put é executada, uma DAO é iniciada, um Ether é consumido.

 

Terceiro, e mais importante, o Ether é uma reserva de valor. Com a atualização do EIP 1559 ele se tornará deflacionário, mas antes disso, o que guarda valor no token é o fato dele estar por trás de vários outros protocolos Defi. O Ethereum é uma rede de código aberto. Foi construído desta maneira para incentivar o desenvolvimento de outras aplicações que também utilizassem o token Ether. Um protocolo de stablecoin da Maker, por exemplo, é muito importante para os outros protocolos existentes. Essa stablecoin com colateral no próprio Ether afasta a rede dos antigos sistemas financeiros nacionais e cria uma alternativa descentralizada e digital para o novo sistema financeiro.

 

Fonte: newsletter.bankless

 

Qual o futuro do Ether?

Tendo explicado isso, qual o futuro do ativo?

 

Para chegar aos 20.000 dólares e valorizar mais do que 1000%, como ocorreu este ano, o Ether vai precisar atrair ainda mais os protocolos de finanças descentralizadas. Os aplicativos DeFi criarão serviços valiosos para os titulares de Ether, que os convencem a travar seu Ether dentro de seu aplicativo, para assim acessar o serviço/produto da plataforma.

 

Outra é que ele vai precisar atrair os titulares de Ether. A taxa ETH-Stake oferece a “taxa livre de risco” para os titulares de Ether. Quanto mais ETH estiver bloqueado no DeFi, melhor será a taxa de participação de ETH.

 

Por fim, ele terá que atrair os dólares. Sim, se as DeFi estiverem lutando pelo Ether, e a taxa de ETH-Stake estiver lutando também pelo Ether, como na figura acima, logo haverá menos tokens disponíveis para compra. Então, quando a demanda aumenta e a oferta diminui, a tendência é haver uma valorização do preço. O preço da ETH em dólares americanos é uma representação das forças cumulativas puxadas pela taxa ETH-Stake e os produtos de DeFi.

 

O Ether, portanto, se tornaria uma nova classe de ativos com múltiplas características caso todas essas atualizações e tendências do mercado Defi se concretizarem. Te convidamos para acompanhar o desenvolvimento deste mercado disruptivo, assim como o preço do Ethereum, entrando no grupo do Telegram do Cointimes.

 

Esse artigo foi publicado originalmente em Cointimes.com.br