As declarações de João Doria (PSDB), governador de São Paulo, sobre um “programa de capitalização” da Sabesp (SBSP3) a ser anunciado em breve deixaram acionistas minoritários da empresa e analistas de mercado em polvorosa nos últimos dois dias.
Segundo o Valor, primeiro porque Doria não explicou exatamente qual é o plano e então a fala serviu apenas para criar incertezas.
Depois porque a expectativa dos minoritários, até pelo perfil do governador, era por uma privatização da companhia.
SBSP3: capitalização
Conforme o jornal, a palavra “capitalização” trouxe à memória o plano anunciado durante o governo de Geraldo Alckmin, que previa a criação de uma holding controladora que reuniria a Sabesp e eventuais outras empresas subsidiárias.
Esse seria o plano que revoltaria minoritários, pois a empresa continuaria sob controle do Estado.
Além disso, no mercado há incertezas sobre a atratividade desse modelo. A dúvida é se algum investidor teria interesse em ser sócio do Estado de São Paulo numa eventual holding, já que, como estatal, a Sabesp não tem a eficiência de uma empresa privada.
Agora, se Doria anunciar um modelo de capitalização em que a Sabesp deixar de ter um controlador, transformando-se em uma “corporation”, teria apoio desses acionistas.
Veja SBSP3 na Bolsa:
- Acesse 1Bilhão.