O Índice Gerente de Compras, ajustado do setor industrial da S&P Global para o Brasil – PMI mostrou melhoria mais acentuada das condições operacionais desde setembro passado. Com um aumento de 51,8 em abril para 54,2 em maio, O índice geral foi alavancado por todos os seus subcomponentes, em particular pelos índices de novos pedidos, de produção e de emprego.
As condições do setor industrial brasileiro continuaram melhorando em maio, com alta dos índices de novos pedidos e de produção, assim como uma nova expansão na atividade de compras.
A confiança nos negócios se manteve claramente positiva, colaborando para o aumento da criação de empregos em todo o setor. Ao mesmo tempo, a volatilidade dos preços de energia, a escassez global de insumos, o lockdown da China e a guerra na Ucrânia levaram a aumentos substanciais nos preços de insumos e custos de produção.
Com a aceleração do ritmo de crescimento das vendas, os fabricantes aumentaram a produção novamente em maio. A última expansão da produção foi considerável e a mais acentuada em 10 meses.
Os fabricantes de produtos continuaram a relatar dificuldades de recebimento de remessas de insumos em maio, com atrasos atribuídos ao lockdown na China, à guerra na Ucrânia e à escassez global de matérias-primas. Além disso, houve uma piora considerável no desempenho dos fornecedores em comparação com o mês de abril.
“O setor industrial se recuperou da desaceleração no crescimento observada no início do segundo trimestre, com a evolução do PMI geral para uma alta de oito meses graças a aumentos mais expressivos nos índices de novos pedidos, de produção e de emprego”, disse a diretora Associada de Economia da S&P Global Market Intelligence, Pollyanna De Lima.
O sentimento predominante em relação às perspectivas de médio prazo é positivo, com quase 71% dos fabricantes prevendo níveis de produção mais altos nos próximos 12 meses.
Se você gostou deste conteúdo e quer continuar por dentro do mundo dos investimentos, não esqueça de clicar aqui
Quer saber mais? Veja no nosso blog
Comentários estão fechados.