O Ibovespa acabou devolvendo a alta do dia anterior. O mercado esperou pela ata da última reunião do Federal Reserve, avaliou a divulgação das projeções para o nosso PIB e o aumento do ICMS em alguns estados.
O mercado também olhou para Brasília, porque estava agendada a votação do Projeto de Lei – PL que taxa os fundos exclusivos e offshores. Porém, a Comissão de Assuntos Econômicos pediu vistas e adiou para amanhã.
Ainda por aqui, as ações da Petrobras (PETR4) foram as perdedoras dentro do índice. A questão dos preços dos combustíveis está batendo e o peso está em cima do presidente da companhia, Jean Paul Prates.
Na contramão ficou a Vale (VALE3), com as declarações vindas da China de mais incentivos para o setor imobiliário. Ainda hoje, o Goldman Sachs recomendou COMPRA em VALE3, que junto com a alta no preço do minério de ferro valorizou o papel.
Índice: o Ibovspa caiu 0,26% ficando aos 125.626 pontos. O giro financeiro ficou em R$22,72 bilhões.
Leia aqui: Fazenda reduz para 3% projeção do PIB
Mais aqui: PIB dá sinais de estagnação
Aqui: Projeção para o PIB caiu para 2,85% no Focus
Notícias relacionadas: IBC-BR caiu 0,06% em setembro, diz o BCB
“Nesta sessão, o mercado esperou pela ata do Fed, que na minha opinião mostra um banco central resiliente, vigilante e deixando aberto para uma nova alta de juros. Os membros disseram que vão agir com cautela e num tom até um pouco ‘hawkish’. Tanto o Fed quanto o nosso banco central demonstram preocupação com o risco geopolítico”, avaliou o economista-chefe da Messem Investimentos, Gustavo Bertotti, para o 1Bilhão.
Sobre a Argentina, Bertotti destacou: “Acho muito cedo para uma avaliação no curtíssimo prazo. Ontem, o discurso de Javier Milei foi mais ameno e tem ainda muita negociação pela frente.”
Para Bertotti, a proposta de aumento do ICMS feita por seis estados também mexeu com o comportamento do índice e afetou diretamente as ações das empresas de consumo básico.
Ações com ganhos
CSN Mineração ON (CMIN3), alta de 2,60%; Bradespar PN (BRAP4), alta de 2,51%; Vale ON (VALE3), alta de 2,42%; Marfrig ON (MRFG3), alta de 1,93%; e Gerdau PN (GGBR4), alta de 1,65%.
Ações com perdas
Magazine Luiza ON (MGLU3), queda de 6,58%; MRV ON (MRVE3), queda de 5,74%; Eztec ON (EZTC3), queda de 5,06%; Petz ON (PETZ3), queda de 4,60%; Cyrela Realt ON (CYRE3), queda de 4,12%.
Mais negociadas
Vale ON (VALE3), alta de 2,42%; Petrobras PN (PETR4), queda de 0,65%; Rumo ON (RAIL3), queda de 2,80%; Brasil ON (BBAS3), alta de 0,71%; e Petrobras ON (PETR3), queda de 0,99%.
Carteira Teórica
Na Carteira Teórica do Índice Bovespa, que passou a vigorar de 04 de setembro a 29 de dezembro de 2023, estão os cinco ativos que apresentaram o maior peso na composição do índice foram: Vale ON (14,766%); Petrobras PN (7,214%); Itaú Unibanco PN (6,428%); Petrobras ON (4,467%); e B3 ON (3,579%).
Day Trade gerando interesses. Quer saber como? É só clicar aqui
Comentários estão fechados.