Para impulsionar Next, Bradesco separa o banco digital visando autonomia

Para impulsionar o Next, o Bradesco deverá separar o banco digital visando autonomia de sua fintech voltada ao público jovem.

O Bradesco deu a largada em sua estratégia de desacoplar áreas de negócios de alto crescimento.

Segundo o Valor, o primeiro passo foi a cisão do banco digital, que ontem (1) deixou de ser um departamento e foi convertido em empresa.

O modelo que começa a ser testado agora deverá ser replicado em outras frentes, principalmente a corretora Ágora, embora os trâmites ainda não tenham começado.

Em todos os casos, diz o jornal, o Bradesco não deve abrir mão do controle, mas aceita negociar uma fatia minoritária em IPO ou com um sócio estratégico.

Next: a lógica

A lógica é a de dar vida própria a essas operações de forma que se tornem mais visíveis para os investidores e possam ser negociadas com múltiplos melhores que os do banco tradicional.

Ao mesmo tempo, o Bradesco continuará provendo capital, produtos e balcão para essas companhias.

Em abril de 2019 que o Bradesco já tinha planos de desmembrar o Next. Com a cisão, o banco digital passará a funcionar como uma das empresas do conglomerado financeiro da Organização Bradesco, “adquirindo maior autonomia e velocidade de gestão e de atuação”, anunciou o banco ontem em comunicado.

Estratégia

De acordo com o Bradesco, o movimento é parte da estratégia da instituição financeira na competição com bancos digitais e fintechs, que vai acelerar com a introdução do Pix e do open banking, e com os hábitos digitais dos clientes, intensificados na pandemia.

A intenção, daqui para a frente, é que o Next seja visto como uma empresa de tecnologia que oferece serviços financeiros e não financeiros.

O banco digital atuará como correspondente e terá produtos do Bradesco e de terceiros, afirmou Victor Queiroz, diretor de recursos humanos, operações e finanças do Next.

Esse não é o único objetivo. A separação em uma empresa à parte também foi planejada para tirar amarras do banco digital.

A expectativa no Bradesco é que, dessa forma, o Next ganhe mais agilidade para tomar suas próprias decisões – que até então disputavam a prioridade com outras áreas do banco.