Na chegada dos últimos dois meses do ano, trabalhadores, aposentados e pensionistas já se planejam para gastar ou pagar suas dívidas com o 13º salário. Principalmente, em razão do parcelamento do cartão de crédito e descontos imperdíveis da Black Friday.
Além disso, sabemos que o final de ano é a época que rende maior consumo e uso desregulado do dinheiro. Desse modo, traçar um planejamento financeiro para a utilização do 13º salário é fundamental. Isso não só neste período, mas sim no ano inteiro.
Sendo assim, a melhor estratégia é que o valor seja direcionado aos investimentos, com a finalidade de garantir um rendimento para o futuro. Bem como, montar um fundo reserva, adquirir um bem ou ter uma vida financeira estável a longo prazo.
https://www.youtube.com/watch?v=75G1sSL965o
Como se planejar com 13º salário?
Este salário ‘extra’ é aguardado o ano inteiro pelos trabalhadores e acontece, geralmente, em duas parcelas. Ou seja, a primeira cai até o último dia útil do mês de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.
Sendo assim, com o 13º em mãos, a sugestão é pensar nos custos iniciais do novo ano que se aproxima.
Portanto, confira algumas dicas de Gian Montebro, assessor de investimentos da iHUB:
1 – Pague as contas atrasadas
Busque um planejamento para quitar as dívidas que detém os maiores valores. Por conseguinte, a “bola de neve” das contas tende a reduzir. Logo, é possível começar a enxergar uma luz no fim do túnel para zerar os débitos em aberto.
2 – Compre os presentes de Natal à vista
Em seguida, vale reservar uma parte do 13° salário para os presentes do final de ano serem pagos à vista. Assim, é possível evitar parcelar qualquer presente, o que pode ser uma armadilha e gerar prejuízos no futuro.
3 – Guarde dinheiro para as contas do início do ano
Todo final de ano, as festas mal terminam e o início do ano já vem recheado de novas contas, como o IPVA e o IPTU. Por isso, vale priorizar o pagamento antecipado, assim é possível garantir um desconto, evitando o desperdício de dinheiro em juros.
4 – Invista uma parte do dinheiro
Por fim, é fundamental estar ciente de que imprevistos podem acontecer e estamos sujeitos a isso. Em função disso, ao pensar em investir o 13º é possível se planejar e aplicar apenas uma parte do valor, seja ele qual for.
Tentação da Black Friday
Considerando a última sexta-feira de novembro, com descontos imperdíveis no varejo físico e online, vale puxar o freio na tentação em adquirir novos produtos. Afinal, isso pode gerar ainda mais débitos, que eventualmente serão mais difíceis de quitar.
No entanto, se há um desejo muito grande por um produto ou serviço, que detém um desconto de até 50% na Black Friday, por exemplo, vale aproveitar a oportunidade.
Afinal, esse dinheiro economizado frente ao preço original do produto já pode ser uma oportunidade de começar um investimento.
Fundo de reserva com o 13º salário
Em um cenário onde o investidor possui todas as dívidas quitadas, existe a oportunidade dele destinar o 13º salário em um fundo reserva. Sendo assim, em primeiro lugar, é importante juntar o valor necessário para iniciar os investimentos.
Isto posto, acaba sendo fundamental compreender em qual perfil de investidor você se encaixa, e por quanto tempo aquela opção de investimento ou parte dele pode ficar alocado no produto selecionado.
Aos investidores conservadores, há alternativa de investir em renda fixa, que passou a ser bem atrativa nos últimos meses. De acordo com o tempo que o dinheiro ficará alocado, as taxas podem chegar entre 10% até 12% de valorização ao ano.
Já aos que gostam de se arriscar no mercado, existem excelentes opções de fundos multimercado ou fundos de ações. Afinal, montar uma carteira de ações pode ser uma boa alternativa aos que acreditam em uma recuperação da bolsa no último trimestre.