Reserva de oportunidade: veja quais investimentos podem compor a sua

Semelhante a reserva de emergência, este investimento consiste em deixar um montante aplicado para aproveitar oportunidades que aparecem no mercado

Reserva de oportunidade é basicamente o nome dado para todo investimento com a finalidade de aportar algum ativo que surge no mercado de forma imperdível. Portanto, este é um tipo de aplicação que precisa ser alocado na renda fixa.

Entre os tipos de investimentos que costumam compor esta reserva, estão os de liquidez diária. Entretanto, também se pode alocar sua reserva de oportunidade em até de até D+3 (três dias para sacar), afinal, dificilmente oportunidade dura um único dia.

Tesouro Selic

Entre as opções que existem para formar uma reserva, tem o Tesouro Selic. Este investimento de renda fixa faz parte do Programa Tesouro Direto e rende 100% da taxa básica de juros (Selic). O ativo tende a ser muito atraente pelo fato de poder ser adaptado para objetivos, independente do prazo.

Além disso, por ser um título público, a segurança oferecida por ele é muito alta, o que garante que o dinheiro não sofra com uma desvalorização em um período curto.

Tesouro IPCA

Assim como o Tesouro Selic, este ativo também está atrelado ao Programa Tesouro Direto. Porém, a diferença é que o Tesouro IPCA rende a inflação mais uma taxa fixa. Vale ressaltar que este título possui algo chamado de “marcação a mercado”.

Isso quer dizer que, se o investidor segurar o valor até o vencimento do ativo, é certeza que receberá a rentabilidade combinada. Agora caso ele resgate ou venda este título antes da data final, pode ser que acabe tendo lucro ou um prejuízo.

CDB Liquidez diária

O Certificado de Depósito Bancário também faz parte dos ativos de renda fixa, além disso, consiste na ação de emprestar dinheiro para uma instituição financeira. Assim, como retorno do empréstimo, a pessoa recebe um rendimento.

Para compor a reserva de oportunidade, os CDBs com liquidez diária são uma ótima opção pelo fato do resgate poder ser feito diariamente e, sem qualquer perda de rentabilidade. Ou seja, assim que surgir uma oportunidade para resgatar o dinheiro, é possível fazer o aporte.

Entre no nosso grupo de WhatsApp!