“O cashback não é o mesmo que um desconto. Diferentemente dos programas de milhagens, em que o benefício é uma pontuação, o cashback é um crédito ou mesmo uma quantia de dinheiro
Há alguns anos os brasileiros se acostumaram a utilizar os cartões de créditos para suas compras e passaram a fazer parte de programas de fidelidade ou recompensas. O mais conhecido são os programas com milhas, mas uma nova modalidade passa a beneficiar os clientes, chamada “cashback”, que significa “dinheiro de volta”. Os usuários de alguns bancos digitais já conseguem resgatar até 40% do valor gasto em compras. No Brasil, a modalidade está se popularizando, e é um dos diferenciais das fintechs. O cashback está se popularizando, em função dos sistemas de pagamento online, e é a nova tendência de consumo por ser uma estratégia promissora de fidelização de clientes.
Quem oferece cashback?
A startup Trigg foi um dos primeiros a ter cartão de crédito com cashback no país. Caso seja usado até R$ 5.000,00, o cliente pode receber 1% de volta. Gastos a partir de R$ 5.000,00, o cliente recebe 1,30%. O banco digital Original também bonifica semelhante, e devolve entre 0,15% e 1,5% dos gastos em compras.
O Next, em parceria com a Getmore, oferece até 25% do valor gasto em determinadas compras. A Méliuz também oferece cashback através de compras feitas com o cartão de crédito em parceria com o Banco Pan. Já a digital Ame, da B2W, oferece o benefício para compras efetuadas em determinadas lojas que são parceiras.
O Nubank também possui cashback, sendo que um outro produto, o Rewards se confunde com a modalidade de bônus. Cada real gasto vira um ponto, e não um valor em dinheiro, sendo que um ponto não é o mesmo que R$ 1. Nesse ponto, o programa de cashback do Nubank se assemelha ao programa de milhas tradicionais que a maioria já conhece.
“O acúmulo de milhagens era um dos benefícios mais bacanas que os bancos podiam fazer pelos consumidores, mas apesar disso, as milhas expiram, e ainda limitam novas compras. Com o recebimento de parte do valor da compra, em dinheiro, o consumidor se sente ainda mais motivado a utilizar o cartão de crédito, e esse desconto fica muitas vezes mais próximo do valor que pagaríamos se negociássemos o pagamento à vista de um produto ou serviço”, explica Fabrizio Gueratto, Financista do Canal 1Bilhão Educação Financeira.
Diferencial:
O cashback não é o mesmo que um desconto. Diferentemente dos programas de milhagens, em que o benefício é uma pontuação, o cashback é um crédito, como um bônus, ou mesmo uma quantia de dinheiro que fica disponível na conta-corrente, e diferente das milhas, não tem data para vencer, então pode ser usado quando o cliente desejar.
Quais benefícios o banco digital tem?
– Aumento da fidelização dos clientes;
– Visibilidade da marca e indicação;
– Acesso facilitado aos dados dos usuários;
– Redução da frustração;
– Atração de um número maior de clientes;
Como não correr riscos?
– Verifique a credibilidade do banco, startup ou fintech;
– Analise as regras, como valor mínimo de resgate, formas de reembolso, lojas parceiras, porcentagem média de resgate, expiração dos pontos/dinheiro;
– Compras por impulso e ofertas tentadoras;
Outras empresas que oferecem cashback:
Méliuz:
A Méliuz é uma empresa brasileira criada em 2011 que disponibiliza na sua plataforma alguns cupons de desconto em lojas virtuais e oferece a opção do cashback. A seguir, conheça algumas das suas principais características:
– Lojas parceiras: 1.600 lojas online e 2.500 lojas físicas, situadas em São Paulo, Porto Alegre, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. Como por exemplo: Anacapri, Avast, Americanas, Boticário, Brastemp, Cultura Inglesa, Dudalina, Estácio, Fiat, Hotel Urbano, Ibis Hotel, Kipling, Livraria Cultura, Nescafé Dolce Gusto, Óticas Ultrafarma, Porto Seguro, Ricardo Eletro, Ponto dos Concursos, Três Corações, entre outras;
O valor do reembolso da Méliuz é no mínimo o equivalente a 0,75% do preço do produto ou serviço. O máximo chega a 150%, em determinadas campanhas. Já o mínimo de resgate é R$ 20 e cai direto na conta bancária do consumidor.
Mooba:
A Mooba é uma startup do Reclame Aqui, site brasileiro que contém reclamações de clientes contra as empresas, que reúne apenas parceiras que têm boa reputação nessa plataforma. No total são 300 lojas virtuais parceiras. Entre elas, estão presente: Nike, Sephora, Amazon, Rede Natura, Eudora, Polishop, Americanas, Submarino, Ricardo Eletro, Netshoes, Walmart, Clinique, Marisa, Extra, Salinas, Vans, Vivara, Livraria Cultura, Motorola, Renner, Pandora, Reserva, Mac, entre outras;
O valor mínimo do reembolso é de 0,5% do preço do produto ou serviço e o máximo chega a 7%. Já o valor mínimo de resgate é R$ 30, e assim como na Méliuz, o dinheiro vai na conta bancária do cliente.
Beblue:
O Beblue é uma startup brasileira em que o usuário pode baixar o aplicativo, fazer o cadastro e receber parte do valor das suas compras de volta. São cerca de 5 mil lojas físicas parceiras, situadas em Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal. Algumas das empresas parceiras: Art’s Cabeleireiros, Multi Óptica, Farma Total, Posto Tropical JK, Pizzaria Maceno, entre outras;
O valor do reembolso é no mínimo é de 2% do valor do produto ou serviço e o máximo chega a 200%, em determinadas campanhas. Neste caso, não é permitido o saque do dinheiro reembolsado, mas os valores ficam como crédito na plataforma, como um bônus em reais para futuras compras.
Ganhe de Volta:
O Ganhe de Volta é um site brasileiro que também oferece o programa de cashback. Para ter acesso a esse serviço, basta que o usuário realize o cadastro no site. São 983 parceiras, entre elas lojas virtuais, nacionais e estrangeiras. Como por exemplo: Americanas, Ricardo Eletro, Casas Bahia, Extra, Submarino, Netshoes, Walmart, Ebay, Shoptime, Sephora, MaxMilhas, Anna Pegova, Trip Advisor, Natura, Decolar.com, Mac, AliExpress, Livraria Saraiva, Livraria Cultura, Mercado Livre, Drogaria São Paulo, entre outras;
O mínimo de reembolso é de 0,8% do preço do produto ou serviço. Já o máximo, chega a 100%. O valor mínimo de resgate é de R$ 20 ou US$ 5, já a forma de devolução é direto na conta bancária do consumidor ou por meio do PayPal.
Cashola:
O Cashola é um site brasileiro que oferece cupons de desconto, promoções-relâmpago e a opção do cashback para os seus usuários. A seguir, apresentamos algumas das suas principais características. São 200 lojas onlines presentes no site, como Americanas, Amazon, Animale, Avianca, Avon, Boticário, Brastemp, Carrefour, Casa & Vídeo, Clinique, CVC, Decolar.com, Drogarias Pacheco, Eudora, Extra, Fast, Havan, Imaginarium, Livraria Cultura, Lenovo, Marisa, Monte Carlo, Mac, Natura, entre outras;
O valor do reembolso é no mínimo 0,5% e o máximo é de 18%. Para resgatar o mínimo é de R$ 15, e assim como Cashola, o benefício cai direto na conta bancária do consumidor ou por meio do PayPal.
In Mais:
O In Mais é um programa de fidelidade em que não existe prazo para a expiração dos pontos acumulados e que permite a devolução de parte do valor da compra de volta. Atualmente são 40 lojas virtuais parceiras, como por exemplo: Casas Bahia, Centauro, Extra, Fast, Petz, Tramontina, Ponto Frio, Shoptime, Philips, Hotéis.com, Ikesaki, Arno, Livraria Saraiva, Submarino, Compra Certa, Passarela, Giuliana Flores, Puket, Mobly, Privalia, By Samia, eÓtica, entre outras;
O valor mínimo do reembolso é de 1% do valor do produto ou serviço e o máximo é de 25%. E para resgatar, o usuário deve ter pontos suficientes para resgatar o valor solicitado, adicionado à taxa de crédito que é informada no momento da solicitação do reembolso. Cai direto na conta bancária do consumidor ou no cartão pré-pago.
Poup:
Por fim, apresentamos a Poup, uma startup da Digio. Ela oferece o benefício do cashback, além de cupons de desconto e outras ofertas. São 300 lojas virtuais parceiras, como AliExpress, Amazon, Americanas, Avianca, Carrefour, Centauro, CVC, Fnac, Natura, Netshoes, Sephora, Shoptime, Submarino, Walmart, Casas Bahia, Casa & Vídeo, Extra, Polishop, Ponto Frio, Livraria Cultura, entre outras.
O valor do reembolso é no mínimo 0,5% do valor do produto ou serviço e o máximo é de 20%. Já o valor mínimo de resgate é R$ 30. O dinheiro cai direto na conta bancária do consumidor, por meio do PayPal ou Bitcoin.
Comentários estão fechados.