Visa adquire plataforma europeia de banco aberto Tink

A Visa assinou um acordo definitivo para a compra da Tink, plataforma europeia de banco aberto que permite que instituições financeiras, fintechs e estabelecimentos comerciais criem ferramentas de gestão financeira, produtos e serviços personalizados para consumidores e empresas da Europa com base em seus dados financeiros. A aquisição da Tink custará 1,8 bilhão de euros à Visa e a contrapartida financeira inclui dinheiro e incentivos de retenção.

A Tink permite que seus clientes acessem dados financeiros agregados, usem serviços financeiros inteligentes – como informações de risco e verificação de conta – e criem ferramentas de gestão de finanças pessoais por meio de uma única API. A Tink está integrada com mais de 3.400 bancos e instituições financeiras, alcançando milhões de clientes bancários em toda a Europa. A empresa manterá sua marca e equipe de gestores e sua matriz permanecerá em Estocolmo, na Suécia.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=FOAPoDExaWQ[/embedyt]

Visa

A combinação da infraestrutura provada e do investimento contínuo da Visa em resiliência, segurança cibernética e prevenção de fraude com as APIs e a tecnologia da Tink – e o relacionamento que ela tem com seus clientes – deve ajudar a acelerar a adoção do banco aberto na Europa ao garantir uma plataforma segura e confiável para a inovação.

Com isso, os consumidores irão poder controlar melhor suas experiências financeiras, o que inclui a gestão de suas finanças e de seus dados e objetivos financeiros. Ao mesmo tempo, pequenas e grandes empresas terão uma gama maior e mais personalizada de ferramentas para realizar operações digitais seguras, entre as quais, conciliação de extratos bancários e contas e habilitação de financiamento alternativo.

“A Visa está comprometida em fazer tudo o que puder para fomentar a inovação e dar autonomia aos consumidores em apoio às metas de banco aberto da Europa”, afirma Al Kelly, chairman e CEO da Visa. “Com a junção da rede das redes da Visa e as capacidades de banco aberto da Tink, entregaremos mais valor aos consumidores e empresas europeias com ferramentas que tornam sua vida financeira mais simples, confiável e segura.”

“Trabalhamos incansavelmente nos últimos 10 anos para transformar a Tink em uma plataforma de banco aberto líder na Europa e temos um orgulho incrível de tudo o que a nossa equipe criou. Construímos algo incrível e, ao mesmo tempo, estamos só começando. A união com a Visa nos tornará ainda mais rápidos e nos dará um alcance ainda maior. A Visa é a parceira perfeita para a próxima etapa da jornada da Tink e estamos extremamente empolgados com o que isso trará aos nossos funcionários e clientes e ao futuro dos serviços financeiros”, conta Daniel Kjellén, CEO e cofundador da Tink.

  • Só clique aqui se já for investidor

Compromisso

Charlotte Hogg, CEO da Visa Europa, complementa: “Esta aquisição é um sinal do nosso compromisso com a Europa. Encontramos na Tink uma parceira forte com a qual podemos acelerar a inovação em banco aberto para beneficiar todos os nossos clientes e os cidadãos do Reino Unido e da UE, enquanto investimos em empregos altamente especializados na área de tecnologia no continente.”

A legislação da União Europeia – a Diretriz de Serviços de Pagamento revisada (PSD2) – exige que os bancos habilitem o acesso de provedores externos registrados agindo em nome de seus clientes ou com o consentimento deles. Consequentemente, inovadores de todos os tipos, como instituições financeiras, fintechs, desenvolvedores, plataformas e estabelecimentos comerciais, estão usando um número cada vez maior de soluções de banco aberto para oferecer aos consumidores mais opções de como e onde compartilhar seus dados financeiros. A Tink é uma das mais de 440 prestadoras de serviços em toda a Europa que oferecem serviços de banco aberto.

A transação

A transação está sujeita a aprovações regulatórias e outras condições habituais de fechamento. A Visa financiará a aquisição com o dinheiro existente em caixa e a operação não afetará o programa de recompra de ações ou a política de dividendos já anunciada pela Visa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.