Vale (VALE3) registra alta de 14% na produção de minério no 1º tri

O relatório foi divulgado ao mercado na segunda-feira

A Vale (VALE3) reportou alta de 14,2% na produção de minério no primeiro trimestre de 2021, e atingiu 68,045 milhões de toneladas. Na comparação com o quarto trimestre, houve queda de 19,5%.

O relatório foi divulgado ao mercado na segunda-feira (19). De acordo com o documento, o crescimento se dá em comparação a igual período do ano anterior.

Já entre entre janeiro e março de 2020, a mineradora havia produzido 59,605 milhões de toneladas. “A alta foi fruto da retomada gradual das operações paradas nos complexos Timbopeba, Fábrica e Vargem Grande ao longo de 2020”, informou.

Também ao melhor desempenho em Serra Norte e ao menor volume de chuvas em janeiro; ao aumento das compras de terceiros; e ao reinício das operações da Vale em Serra Leste, que foram parcialmente compensados por manutenções programadas no S11D e por menor desempenho no complexo de Itabira devido à restrição de disposição de rejeitos no local.

Vale reporta alta de 14% na produção de minério e atinge 68 milhões de toneladas

Vale

A mineradora destacou ainda que a queda de 19,5% na comparação com o quarto trimestre foi consequência da “sazonalidade habitual”, uma vez que o período chuvoso nas operações do Pará se concentra geralmente no primeiro trimestre.

A companhia também ressaltou que atingiu uma capacidade de produção de 327 milhões de toneladas/ano no primeiro trimestre, devido ao comissionamento das linhas de beneficiamento de Timbopeba (+7 Mtpa), que foi parcialmente compensado por restrições de desempenho em diferentes locais, com Itabira e Mutuca.

Outro ponto elencado foi quanto ao plano de retomada avançou com o start-up da planta de filtragem de rejeitos de Vargem Grande, a primeira de quatro plantas de filtragem em Minas Gerais. A segunda planta, localizada em Itabira, deverá entrar em operação até o final de 2021.

1º tri

Em relação às pelotas, a produção da companhia no primeiro trimestre foi de 6,287 milhões de toneladas, uma queda de 9,2% frente às 6,926 milhões de toneladas dos três primeiros meses de 2020.

A queda na produção de pelotas foi fruto da menor disponibilidade de “pellet feed”, principalmente de Itabira e Brucutu, mas a mineradora ressaltou que espera aumentar gradualmente a produção durante 2021 com a maior disponibilidade de “pellet feed” de Timbopeba e Vargem Grande.

Já a produção de carvão ficou em 1,090 milhão de toneladas no primeiro trimestre, uma queda de 44,5% frente aos 1,963 milhão de toneladas do primeiro trimestre do ano passado.

O negócio do carvão, informou a mineradora, concluiu suas atividades de manutenção em abril “e está progredindo com o comissionamento de equipamentos novos e remodelados”. A companhia afirmou que o “ramp-up” da mina e planta tem conclusão prevista para o segundo trimestre de 2021 e espera-se atingir um “run-rate” de produção de 15 milhões de tonelas/ano no segundo semestre de 2021.

Veja VALE3 na Bolsa:

  • Só clique aqui se já for investidor

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Leia mais