Uber oferece noções de finanças a parceiros da América Latina

O Banco Mundial está no projeto

A Uber e a IFC (Corporação Financeira Internacional, braço do Banco Mundial) começaram a oferecer a Uber Avança, uma plataforma educativa dedicada a ajudar motoristas e entregadores parceiros de toda a América Latina a gerenciar suas finanças e melhorar a atuação como microempreendedores. No Brasil, a iniciativa conta também com o apoio do Sebrae.

“Estamos contentes de poder oferecer aos nossos parceiros uma oportunidade essencial para o seu autodesenvolvimento. Nós sabemos que muitos deles usam o app da Uber para gerar renda extra e precisam reorganizar as finanças. Mais do que isso: sabemos que muitos têm aspirações muito além da Uber, e queremos ajudá-los a chegar lá”, diz Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil.

A Uber Avança responde a esse interesse. O conteúdo, desenvolvido a partir das necessidades apresentadas por motoristas e entregadores parceiros, traz conhecimentos básicos sobre gestão financeira, controle de gastos, gerenciamento de dívidas e planejamento para o futuro.

Uber oferece noções de finanças a parceiros da América Latina

Uber

O formato foi projetado para se adaptar à rotina dos parceiros, com conteúdo dividido em módulos de curta duração e material de estudo dinâmico, que podem ser acessados no próprio celular nos momentos em que for mais oportuno.

Vão ter acesso à plataforma, desenvolvida pela EduMe, os parceiros da Uber em seis países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica e México. Só no Brasil, são mais de um milhão de motoristas e entregadores no aplicativo.

Inclusão e inovação

A parceria técnica da IFC com a Uber reafirma a missão da empresa com a inclusão. De acordo com Lilliana Pozzo, gerente de Serviços de Assessoria do IFC, “em âmbito mundial, cerca de 1,7 bilhão de adultos continuam desbancarizados.

A educação financeira é a base para a inclusão financeira, especialmente quando se trata das mulheres, que enfrentam brechas substanciais no acesso a financiamento.” A IFC forneceu a orientação técnica para a elaboração do primeiro módulo da plataforma, que traz conteúdo sobre educação financeira.

Para o Sebrae, essa iniciativa demonstra o interesse da Uber em fortalecer o seu papel na sociedade brasileira. “É estratégico para o Sebrae contribuir com essa iniciativa. A Uber tem em seu DNA a inovação, além disso transformou a maneira das pessoas se locomoverem, desta forma contribui com as micro e pequenas empresas que precisam fazer suas entregas e ajuda a movimentar a economia do país. Essa plataforma educacional é uma busca pela melhoria das condições de trabalho e socioemocionais dessas pessoas”, declara o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.

O Sebrae forneceu informações sobre vantagens da formalização como Microempreendedor Individual (MEI), benefícios previdenciários, seguridade social, abertura de um negócio, além de responsabilidades fiscal e contábil. Esses temas serão abordados em módulos futuros.

A IFC

A IFC, uma organização-irmã do Banco Mundial e membro do Grupo Banco Mundial, é a maior instituição mundial de desenvolvimento focada no setor privado e nos mercados emergentes. A organização trabalha em mais de 100 países, utilizando capital, experiência e influência para criar mercados e oportunidades em países em desenvolvimento. No ano fiscal de 2020, foram investidos mais de US$ 22 milhões em empresas privadas e instituições financeiras em países em desenvolvimento, aproveitando o poder do setor privado para acabar com a pobreza extrema e promover a prosperidade compartilhada.

  • Só clique aqui se já for investidor

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais