Imposto de Renda: Erros na declaração do PGBL podem te fazer pagar mais

Embora o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda tenha sido prorrogado para o dia 31 de maio, mais de 4,3 milhões de brasileiros já acertaram as contas com o fisco ainda na primeira quinzena de março.

É de suma importância não deixar para a última hora uma obrigação tão importante como essa, mas também é necessário atentar-se aos detalhes durante o processo para não ficar no prejuízo. Os planos de previdência privada na modalidade PGBL, por exemplo, são conhecidos por proporcionarem benefícios fiscais, permitindo uma renda maior na aposentadoria. No entanto, o contribuinte deve ter em mente que essa vantagem só existe se o plano for bem utilizado.

Imposto de Renda: Erros na declaração do PGBL podem te fazer pagar mais impostos

Imposto de Renda

O PGBL permite uma dedução de até 12% de sua renda bruta anual da base de cálculo do IR da declaração no modelo completo. Mas, diferente do que muitos imaginam, essa economia é apenas uma postergação do pagamento do IR, não um valor que não precisa ser pago. Isso porque, no PGBL, o imposto cobrado no resgate incide sobre o valor total do plano, enquanto no VGBL, o IR incide apenas sobre os rendimentos.

De acordo com a pesquisa feita pela Onze, fintech de saúde financeira e previdência privada, com mais de 5 mil titulares de previdência privada, mostra que a maioria das pessoas não sabe quase nada sobre seus planos: 36% não sabem dizer em quais fundos de previdência investem, 55% não sabem quanto pagam e 56,3% nem sequer sabem se estão ganhando ou perdendo dinheiro. A falta de conhecimento mostra que muitas destas pessoas estão deixando de aproveitar os benefícios proporcionados por este tipo de plano, ou seja, estão pagando mais imposto do que deveriam!

  • Só clique aqui se já for investidor
  • [embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=FsQVMauzEX0[/embedyt]
você pode gostar também

Comentários estão fechados.